Saiba aqui mais detalhes sobre os descontos ofertados pelas montadoras para Pessoas Jurídicas.
Muita gente gostaria de comprar um carro zero quilômetro, ainda mais agora que o mercado está recebendo lindos modelos, que oferecem tecnologia de ponta e design moderno. Só que comprar um carro novo custa caro e boa parte do consumidor acaba optando por um usado. Só que determinados perfis de clientes conseguem comprar carro 0Km com um super desconto, por exemplo, as empresas.
E não são apenas as empresas que contam com este desconto generoso, os taxistas, produtores rurais, alguns profissionais autônomos, todos eles se beneficiam na hora de adquirir um carro novo e o desconto é realmente tentador. Quando a compra é feita diretamente com as montadoras, o que é chamado de 'venda direta', o desconto varia, podendo ir de 2,5% a 30% e assim é possível ter um carro novinho na garagem.
As montadoras ficam responsáveis por determinar não só a porcentagem do desconto, como também outras condições e o valor acaba variando de acordo com o modelo do veículo desejado e leva-se em conta também a categoria que irá adquirir o novo carro. Os descontos maiores geralmente são passados a empresas com grandes frotas de veículos, por exemplo, autoescolas, locadoras de veículos, entre outras. Estas empresas, além de comprar vários carros, depois de determinado tempo precisam renovar as frotas e com isso recebem propostas tentadoras das montadoras, que tentam conquistar estes empresários.
A Chevrolet tem uma política que é a seguinte: quando a empresa tem 4 carros registrados para um mesmo CNPJ, já considera este cliente como um frotista e aí ele consegue um desconto mais generoso. Fábio Nabhan, gerente de venda direta, explicou que para os taxistas é dada a redução estipulada pela fábrica além da isenção do IPI e também do ICMS, o que reduz ainda mais o preço.
Mas vários fatores entram neste sistema para definir o valor do desconto, para quem ele será dado e a produção, assim como o estoque, são levados em consideração, por exemplo: se em um determinado mês houver um estoque maior de um determinado modelo, então a empresa poderá oferecer um desconto maior para este veículo. Em dezembro do ano passado, a Volkswagen estava oferecendo um desconto de 19% para as empresas que comprassem o Gol 1.0 Trendline, sendo que para outros modelos o valor do desconto era menor, assim a montadora montou uma estratégia para conseguir reduzir o estoque que estava em alta.
Mas engana-se quem pensa que as montadoras saem prejudicas, pelo contrário, elas acabam se beneficiando também. Só no ano de 2015, 28,73% dos veículos vendidos era para estes clientes especiais e isto é bom para as empresas, porque elas sabem que é um mercado certo. Às vezes as vendas estão ruins no mercado de clientes Físicos, mas segue bem para os clientes Jurídicos. Carros parados nas montadoras acabam deteriorando e isto não é interessante para as empresas fabricantes, então a venda, mesmo com desconto, é vantajosa. As concessionárias também lucram porque recebem comissão sobre a venda, por isso, quanto mais vender, maior será o valor recebido.
Os clientes com necessidades especiais também conseguem bons descontos, por exemplo, as pessoas portadoras de deficiência visual, física e até mesmo os autistas ou seus representantes, todos estes conseguem adquirir um carro através da venda direta. Só que neste caso, o veículo tem um desconto no valor por causa da isenção do IPI e do ICMS, de acordo com o decreto estadual 6.080/2012 e também com a lei federal 8.989/1995.
Porém, antes de comprar os carros com desconto, a empresa precisa entrar em contato com a montadora e solicitar a tabela de desconto. A Chevrolet oferece uma redução de 5% a 27% para empresas com ou sem frota; a Fiat tem desconto de 2,5% a 20%, inclusive para produtores rurais e isenção de IPI/ICMS para taxistas e assim, cada um tem sua tabela própria. O comprador só precisa comparar, analisar as propostas e ver qual será a melhor opção.
Por Russel