Comprar Carro como Pessoa Jurídica – Vantagens e Desvantagens





Confira aqui as informações sobre o assunto e tome a sua decisão!

Se você possui um CNPJ, seja como autônomo seja como empresa, provavelmente você já cogitou a opção da compra de automóvel como pessoa jurídica. Acerca do preço, de fato, é bem vantajoso. Contudo, esse não é o único fator a ser considerado.

O primeiro passo é ver se realmente vale a pena comprar o carro em nome da empresa, considerando o uso do veículo. Outro aspecto muito importante é o automóvel realmente ter valor na atividade da empresa, pois caso contrário, a compra dele em pessoa jurídica pode configurar fraude, portanto, fique atento!


Quer saber como comprar um carro à caráter de pessoa jurídica? Continue lendo!

Como é possível comprar um automóvel enquanto pessoa jurídica?

Muito se tem dúvida sobre as regras acerca dessa compra. A verdade é que as regras não são fixas, pois variam de acordo com a concessionária, podendo haver diferença entre uma e outra. Por via de regra, é necessário apresentar o CNPJ da empresa, além de documentos comprobatórios acerca da condição dela.

Veja também:  Renault Kwid 2019 - Especificações, Ficha Técnica

É importante também que você comprove de forma documentada que possui boas prerrogativas para fazer aquela aquisição em nome da empresa, ou seja, é preciso comprovar a necessidade de uso e especificar qual é a finalidade de uma aquisição desse porte.


De acordo com o que for declarado, ou seja, da modalidade de compra, a concessionária pode requerer ainda comprovação da saúde financeira da empresa, a fim de certificar o crédito concedido na compra. Isso torna a negociação muito mais confiável e segura para a concessionária.

Quais vantagens essa modalidade de compra apresenta?

Vamos começar pelo que mais se divulga acerca dessa compra: o preço. Essa é a vantagem mais propagada por um motivo: é de fato o mais atrativo! Os descontos para quem adquire carro como pessoa jurìdica partem dos 3%, podendo chegar a valores extremamente vantajosos. As condições desse desconto vão variar de acordo com o modelo escolhido, a quantidade e também a forma de negociação feita.

Ainda na questão do preço, é possível negociar quando a compra é maior. Sendo assim, você pode comprar vários carros para a empresa e isso com certeza impacta no valor, pois a regra do atacado se torna válida também para aquisições desse porte. Nesses casos, o desconto pode atingir um quinto do valor do carro, além de somar no que diz respeito à benefícios pós-venda.

Veja também:  Lamborghini Urus 2019 - Novidades, Características

Além disso, o atendimento de pessoa jurídica é diferenciado, pois se tratar de uma persona diferenciada. Preço, atendimento especial e manutenção da frota (uma vez que a compra é efetuada) podem ser alcançados. É uma boa vantagem, certo?

Quais desvantagens comprar um carro como pessoa jurídica traz?

O veículo adquirido para a empresa é considerado, caso ocorra algum problema financeiro, uma boa solução de quitação. Sendo assim, complicações judiciárias ou econômicas devem ser consideradas.

Outro ponto importante para considerar são as regras de inspeção. Veículos que são registrados em CNPJ devem atender as políticas específicas acerca da inspeção: realizá-la a partir dos 2 primeiros anos de uso. Em relação à carros de pessoa físicas, é um ano a menos de prazo.

Veja também:  Citroen C4 Cactus 2019 - Características, Especificações

A fiscalização também é acirrada em carros de empresa. Por isso, não adianta pensar que funciona adquirir um carro "comercial" e usá-los para fins pessoais, pois órgãos fiscalizadores podem multá-lo por tentar cometer essa fraude, invalidando o desconto dado na aquisição. Portanto, o uso do carro comprado em CNPJ também é restrito.

E aí, vale ou não a pena comprar um carro em caráter de pessoa jurídica? Comente conosco o que achou deste post!

David Ferreira



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.