Instalação do Kit Gás no Carro – Informações, Requisitos e Preço

Confira aqui todos os detalhes para instalar o Kit Gás em seu carro.

O Kit Gás já foi uma breve no Brasil há alguns anos, mas depois acabou caindo no esquecimento. Agora, com as constantes altas dos combustíveis, muitas pessoas estão procurando novamente por esta opção e acreditam que é a melhor solução para economizar, já que tanto a gasolina como o etanol, não param de subir nos postos. Porém, antes de instalar o Kit Gás é preciso analisar bem, estar ciente que tem os prós e contras, para depois decidir se vale a pena ou não, ter esta opção em seu automóvel.

É preciso levar em consideração uma série de fatores na hora de realizar a conversão, por exemplo, esta é uma alternativa muito interessante para quem costuma rodar muito, mas para aqueles que deixam o carro na garagem toda a semana, saindo mais aos sábados e domingos, talvez não seja uma boa solução.

Outra decisão muito importante nesta hora é procurar uma oficina credenciada e não a mais barata. Claro que é importante fazer uma cotação, pois o preço da instalação varia muito, mas pesquise os preços dos estabelecimentos realmente capacitados a realizar este serviço, pois a oficina precisa ser homologada pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. No site do Inmetro é possível conferir a relação das oficinas autorizadas em todo o país.

Outro problema grave é que algumas pessoas querem que o serviço seja feito no mesmo dia e quando chegam a oficina e são informadas que será preciso esperar até 10 dias para ter o Kit Gás instalado, então resolvem ir a outro lugar, mesmo que não seja um autorizado pelo Inmetro. A procura pela conversão vem crescendo muito, então é normal que os estabelecimentos tenham que agendar com seus clientes, por isso, é melhor esperar alguns dias e ter um serviço garantido, ao invés de contratar qualquer profissional.

Leia também:  'Novo Audi A4' - Modelo terá sistema elétrico e-Quattro e terá lançamento em 2013

Também é preciso tomar cuidado com as promoções, que neste caso nem sempre significam economia, levando em consideração ainda que é preciso instalar um kit moderno, além de poder contar com um serviço que irá oferecer total segurança ao motorista e os demais ocupantes do veículo.

De acordo com a Abegás – Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado, o uso do GNV se comparado à gasolina, garante uma economia cima dos 50% e é vantajoso também em relação ao etanol. Nestes últimos dias, devido à greve dos caminhoneiros, postos de todo o Brasil estão sendo afetados e aqueles que ainda não ficaram sem etanol e gasolina, estão elevando bastante o preço dos combustíveis. Quem já tem o Kit Gás instalado não está sendo tão afetado.

Antigamente, um dos problemas gerados pelo Kit Gás era a perda de potência do carro, esse problema inclusive foi responsável pela desistência de muitas pessoas que até pensaram optar pela conversão, mas acabaram desistindo por esse motivo. Só que com os avanços tecnológicos, foram chegando, novas gerações ao mercado, mais modernas e eficientes e aos poucos esta perda de potência foi sendo reduzida. Sendo assim, ao procurar hoje uma oficina para realizar o serviço, antes é preciso certificar-se que eles instalem o kit mais moderno, pois alguns modelos antigos ainda estão sendo vendidos.

Outro problema gerado pelo Kit Gás é que veículo perderá um bom espaço no porta-malas, o que é complicado para quem tem família e gosta de viajar. O cilindro é grande, fica armazenado no porta-malas e não há o que fazer, é preciso estar disposto a perder espaço para ter maior economia. Quem tem um veículo maior, pode não sentir muita diferença, do contrário, é preciso pensar bem e certificar-se que o espaço perdido não fará falta futuramente.

Leia também:  Projeto de Lei pode liberar Som Alto em Carros

Lembre-se que esta conversão faz com que o veículo perca a garantia que é fornecida pela montadora, algo muito sério quando se trata de um carro novo, por isso este tipo de serviço é mais utilizado por aqueles que possuem modelos mais antigos.

E tem ainda a questão de que o GNV não é encontrado em todos os postos, então verifique em sua cidade quais são os estabelecimentos que fornecem o gás natural veicular, para certificar-se que não terá problemas na hora de abastecer.

Por Russel

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *