CNH Digital em São Paulo




Documento será oferecido de forma gratuita para alguns motoristas.

Há alguns dias atrás foi anunciado que os brasileiros terão acesso a uma CNH Digital. Um documento com o mesmo valor que a carteira de habilitação tradicional de papel, com as mesmas informações e que seria utilizada por meio de um aparelho celular Android.

A novidade impressionou muitas pessoas, que se animaram, afinal, hoje em dia as pessoas conseguem esquecer tudo menos o aparelho celular e o documento arquivado em um smartphone iria facilitar a vida de muitos.


A novidade será disponibilizada para os estados brasileiros aos poucos, dessa vez os contemplados são os cidadãos do estado de São Paulo.

É isso mesmo, desde a última quinta-feira, dia 22 do mês de março, começou a ser emitida no estado de São Paulo a Carteira Nacional de Habilitação Digital e o melhor é que os motoristas cujas habilitações foram tiradas a partir do mês de maio de 2017 não terão que pagar nada pela versão digital do documento, haja vista que o documento já vem com o QR-Code. Por sua vez, quem se habilitou em anos anteriores terá que pagar uma taxa por esse código no valor de R$ 42,41.

Veja também:  Novo Hyundai Elantra 2019 - Fotos e Principais Mudanças

– Como faço para ter a CNH Digital?

Acesse o site do Dentatran em seu Portal de Serviços e faça o seu cadastro. Em seguida compareça ao Detran que emitiu sua CNH e faça a confirmação dos dados. Feito isto, é preciso fazer o download do aplicativo CHN Digital. O Detran enviará um código de acesso ao aplicativo e o motorista precisará criar uma senha de acesso e o documento já estará disponível.


– A CNH Digital tem a mesma validade que a impressa?

Sim. É o mesmo valor jurídico.

– Qualquer motorista habilitado pode ter a CNH Digital?

Não. Ela estará disponível para quem está habilitado a partir do mês de maio do ano passado, pois estas pessoas já possuem um código na carteira impressa que será utilizado no documento digital. Porém, quem se habilitou antes desta marca poderá ter acesso ao documento digital quando forem renovar a carteira e assim poderão ter o código.

Veja também:  Mercedes-AMG GLC 63 - Novidades, Lançamento no Brasil

– Como faço para baixar o aplicativo da CNH Digital?

Basta acessar as lojas de aplicativos do Google para aparelhos com sistema Android, ou nas lojas de aplicativos da Apple. O Denatran informa que os cidadãos devem ficar atentos com os aplicativos falsos. O Aplicativo original será disponibilizado gratuitamente e nele haverá o nome do Serpro, que é o Serviço Federal de Processamento de Dados, que é o responsável pelo desenvolvimento do sistema.

– O Aplicativo terá outras utilidades?

A princípio não, mas a intenção é de que por meio da CNH Digital seja permitido o acesso a outras informações como a pontuação, emissão de alertas para o vencimento do documento. Além de o documento digital poder ser “exportado” para e-mail ou whatsapp, em casos de necessidade de um documento autenticado. Todas essas funções estão previstas e em pouco tempo já estarão disponíveis aos usuários.

Veja também:  Jeep Renegade 2019 - Novidades e Principais Mudanças

– A CNH na versão digital será um documento confiável?

Sim. De acordo com o Ministério das Cidades, o documento foi desenvolvido com base em um conjunto de padrões que suportam um sistema que assegurará a sua validade. Sua autenticidade será comprovada por meio da assinatura com um certificado digital emitido pelo Detran, ou por meio da leitura do código QRCode.

– E se no momento que precisar ser acessada não haver sinal de internet?

Não haverá problemas. O acesso à internet só será necessário para baixar o aplicativo e inserir os dados. A partir de então o documento estará disponível no aparelho, sendo necessário para o seu acesso apenas a digitação da senha.

Em caso de dúvidas, procure o Detran que emitiu sua carteira e informe-se. A CNH Digital pode ser um documento muito útil.

Sirlene Montes

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.