Dicas para Evitar o Superaquecimento do Motor do Carro



  

Confira os principais motivos que fazem o motor do carro ferver e o que fazer para evitar esse problema.

Quem tem carro já deve ter passado pelo problema do motor ferver, se não passou é bom aprender as dicas do que fazer para resolver esse assunto sem pânico. Por isso, é muito importante verificar alguns detalhes do seu carro, como uma rotina de cuidado de tempos em tempos, dessa forma seu carro evita alguns danos como o superaquecimento do motor. Se por acaso seu carro estiver sofrendo com esse tipo de problema com frequência, siga as dicas abaixo:

Verifique o nível de refrigerante líquido

Muitas pessoas que possuem carro acham que devem apenas se preocupar com a quantidade de água para não aquecer o motor. Se o carro estiver passando por esse problema com muita frequência, o ideal é avaliar o nível do líquido de refrigeração. Esse líquido é o responsável por não deixar o motor congelar no inverno e evita que ele esquente muito no verão, por isso o carro não pode ficar com o líquido abaixo do nível.

Veja também:  Renault Kwid 2018 - Ficha Técnica, Especificações

Verifique a tampa do radiador

Outro detalhe simples e que às vezes passa despercebido pelos donos de carro é o defeito na tampa do radiador. Se a tampa não estiver enroscando perfeitamente, o vapor e a água vão sair facilmente e o motor vai superaquecer, e se o motorista insistir em andar com o carro assim, o radiador vai fazer uma fumaça muito forte e assim forçar um apagão no carro. Se perceber que a tampa do radiador está ruim, não deixe para depois, passe em uma loja de peças de carro e compre outra, ela não custa caro e você ainda evita problemas futuros com o carburador.

Problemas na ventilação do carro

Outra razão para superaquecer o carburador de um carro, é o problema com a ventilação. Quando a ventoinha da ventilação está com problema, isso pode virar um problema de grade proporção, e os gastos também não ficam baratos. A ventilação do carro é extremamente importante, pois é responsável por manter o motor na temperatura ideal, evitando assim o superaquecimento. Caso seu carro tenha problema com a ventilação parada, não force ele a andar, o ideal é levar para um reparo o mais rápido possível e troque de peça o quanto antes.




Veja também:  Novo Toyota Yaris 2019 - Preços e Análise do Carro

Problemas no painel de instrumentos do carro

Outra razão para causar aquecimento no motor do carro é algum tipo de problema no painel do carro. Um dos principais problemas que levam o usuário a não perceber que está aquecendo além do normal é o defeito no termômetro. Se ele pifar não mostrar o real problema, o dono do carro pode nem perceber a tempo. Com o painel de instrumento do carro com defeito, muitas informações importantes podem não ficar evidentes como: falta de óleo, falta de água entre outras informações.

Problemas com a bomba de água do carro

A bomba de água é responsável por fazer a água circular e assim evitar que o motor ferva, causando sérios problemas ao carro. Se o motor do seu carro anda superaquecendo, o ideal é dar uma verificada na bomba de água, ela pode estar com defeito já um certo tempo e isso passou despercebido. O ideal é levar para um profissional avaliar se esse problema danificou o motor ou outra parte do carro.

Veja também:  Carros Pessoa Jurídica Volkswagen - Preços e Descontos

Dicas extras para não sofrer com esse problema no seu carro

Não é novidade que um carro precisa de manutenção de tempos em tempos, essa rotina de cuidado é apenas uma prevenção para evitar grandes problemas futuros. Na maioria das vezes que levamos o carro para uma revisão de rotina normalmente aparece um probleminha, que se reparado no início pode evitar grandes estragos no seu carro lá na frente. Não deixe de agir com cautela e terá um carro sem problemas!

Por Cristine Amaral

Motor aquecido






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.