Nova Placa para Veículos no Brasil padrão Mercosul



  

Veículos terão até o dia 31 de dezembro de 2023 para trocar a placa.

Você que é proprietário de carro ou motorista, sabia que as placas dos veículos irão mudar? Talvez você esteja se questionando, “Mas de novo?”. Há poucos anos elws passaram por uma mudança, fazendo com que todas as placas de veículos no país fossem trocadas. Mas essa informação é verídica, A partir deste ano até o ano de 2023 os carros brasileiros deverão estar emplacados com placas que sigam o padrão das que são utilizadas nos países do Mercosul.

Os primeiros carros no Brasil que devem adotar o novo modelo de placa são os carros novos. Sim, todos os zero quilômetros terão até o dia 1º do mês de setembro para trocarem suas placas. A partir desta data eles já terão que rodar equipados com as placas novas. Sendo assim, o prazo até lá é de 6 meses.

Essa notícia acabou pegando muitas pessoas de surpresa, mas essa possibilidade já havia sendo discutida desde o ano de 2013 e a ideia inicial era de que no ano de 2016 ela já passasse a vigorar no país. Mas acabou sendo adiado para o ano de 2017, o que também não aconteceu e por fim, a adoção da nova placa acabou sendo adiada por um prazo indeterminado.

Veja também:  Calcular Álcool ou Gasolina - Como Saber Qual Vale a Pena

Contudo, nesta última quinta-feira, dia 8 do mês de março, foi oficialmente publicado, no Diário Oficial da União, a resolução que determina que até o ano de 2023 todos os veículos no país já estejam com as novas placas. Sendo esta determinação publicada pelo Denatran, que é o Departamento Nacional de Trânsito.

Como já foi dito, os primeiros a dotarem o novo emplacamento serão os carros novos, seguidos pelos carros que forem transferidos, seja de município ou de proprietários, ou ainda aqueles que tiverem a necessidade de substituir a placa.

Os últimos a receberem as placas novas serão os carros usados. Mas os brasileiros não precisa se desesperar pois existe uma prazo para que todos se adequem a nova determinação do órgão de trânsito. O prazo final para que todos os carros que trafegam no país adotem a nova placa é até o dia 31 do mês de dezembro do ano de 2023. Ou seja, são cinco anos de prazo.

Veja também:  Recall Hyundai HB20 e HB20S 2016, 2017, 2018



A adoção dessas novas placas não são uma novidade somente do Brasil, outros países que pertencem ao Mercosul também devem adotar as placas novas. Países como Uruguai e Argentina já adotaram o novo emplacamento.

Você deve estar se perguntando como será a nova placa. Pois bem, a nova placa a ser adotada pelo Brasil chega com menos números e mais letras. Na verdade são 3 letras e 4 números que poderão estar misturados. Já a cor do fundo é branca para todos os veículos, sendo que a variação das cores se dará na fonte, ou seja, os números e letras que vão se distinguir pelas cores. Por exemplo, os carros de passeio terão o fundo branco com a sua a inscrição na cor preta. Por sua vez carros comerciais, a cor das letras e números será a vermelha. A dos carros oficiais virão na cor azul, os diplomáticos virão com a inscrição em dourado e aqueles veículos de colecionadores virão com a inscrição em prateado.

Veja também:  CNH Digital passa a valer em todo o Brasil

O nome do país virá na parte de cima, marcado por uma barra em azul. Já os nomes da cidade e estado estarão na parte lateral, trazendo seus brasões. O tamanho das novas placas será o mesmo das usadas atualmente.

Como medida de segurança contra falsificações ou roubos serão utilizados na placa os QR code que são códigos de barras dinâmicos e bidimensionais, que permitirão ver a data de fabricação, fabricante, número da série, enfim todas as informações do veículo em questão.

O preço para adoção das novas placas deve ser o mesmo para emplacamento das placas atuais.

Sirlene Montes






Um comentário em “Nova Placa para Veículos no Brasil padrão Mercosul

  1. Celso olivando Berto

    - Editar

    Responder

    Bom dia! Meu nome é Celso olivando Berto, sou de Uberaba MG, Essa nova placa a ser implantada aqui no Brasil tem um sistema parecido com um projeto que eu desenvolvi e fiz o pedido de patente, na verdade ela poderá contribuir e solucionar inúmeros problemas como por exemplo, evitar os mais variados tipos de acidentes . Eu gostaria de informar como posso contribuir para diminuir o índice de lesões e mortes causadas por acidente de trânsito e ainda evitar que veículos roubados sejam usados para cometer crimes. Caso se interessarem, meu contato está logo abaixo. Att CELSO.

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.