Modelo será baseado no Peugeot 208.
Para você que sempre gostou do Corsa e já teve um, aqui vai uma grande noticia: um dos maiores modelos de veículos fabricados pela Chevrolet e que já saiu de linha deverá voltar a ser fabricado a partir de 2019.
Para quem não sabe, o Corsa não foi projetado pela Chevrolet no Brasil.
Para os menos avisados, é isto mesmo que você está lendo. Se você pensava que um dos grandes sucessos montado pela marca no país fosse propriedade de uma das mais populares marcas brasileiras, enganou-se redondamente.
O projeto original do Corsa, cujo lançamento em terras brasileiras se deu em 1994, é da Opel e foi o primeiro e grande lançamento da marca.
A empresa, de origem alemã, é a autora do projeto que lançou o automóvel em todo o mundo, sendo um sucesso muito grande em toda a Europa.
A marca, que agora é propriedade do grupo francês PSA, deixou para a segunda a tarefa de anunciar o lançamento do projeto que será concretizado a partir de 2019, com a nova linha do veículo já lançado no país.
Depois do seu lançamento no começo dos anos 90 pela General Motors, o veículo ganhou as versões hatch, a do tipo perua, uma versão com duas cabines do tipo utilitário e uma versão mais clássica e urbana, a Sedan Classic, com seus famosos motores do tipo VHC.
Em 2002, o modelo passou por uma transformação aonde incorporou todo o estilo francês até sair de linha em 2012. Os últimos modelos com linhas mais sofisticadas e mais discretas ainda estão rodando por ai, sendo de fabricação tipicamente argentina.
Com o encerramento das atividades da Opel na fabricação do modelo e com o anúncio do lançamento no país, o grupo PSA, detentora da marca e de toda a tecnologia do veículo, já estão sendo alvos da imprensa especializa em carros no Brasil.
A questão é: Com o lançamento no novo modelo em 2019, ela poderá estrear no Brasil? Os executivos do grupo não dizem nem que sim e nem que não. Preferem manter o silêncio e se limitam apenas a afirmar que tudo vai depender dos planos dos matriz francesa.
Dúvidas ou especulações à parte, o que se sabe é que a grupo PSA já está investindo pesado no novo projeto e que para o novo Corsa 2019, ele vai adotar uma nova plataforma de construção de alta tecnologia, a mesma adotada para o Peugeot 208 e o Citroen C3.
A adoção de uma plataforma comum diz respeito à mecânica principalmente, além do que estes três veículos deverão compartilhar também alguns componentes mecânicos.
Na verdade, o que deverá acontecer é o lançamento no mercado de um carro híbrido que mostre tendências e linhas germânicas, mas que terá o funcionamento de seus componentes eletrônicos todos controlados pela tecnologia francesa. O novo Corsa 2019 surge a partir de uma mútua cooperação entre estas várias marcas.
Para a versão 2019, segundo o que foi divulgado até agora é que ele ainda vai contar com o uso de combustível comum. Entretanto, seguindo uma tendência mundial de cuidado com o meio ambiente, a versão já planejada para 2020 deverá ser totalmente elétrica.
Com a produção já definida para a fábrica do grupo na cidade de Saragoza, na Espanha (como já ocorre desde 1982), a montadora espera atingir um dos objetivos das diretrizes das recomendações dos comitês europeus que será um veículo elétrico para cada habitante até 2024.
Emmanoel Gomes