Adiamento da CNH Digital



  

Obrigatoriedade da emissão da CNH Digital foi adiada para 1º de julho de 2018.

No ano passado o Denatran havia anunciado que no ano de 2018 estaria oferecendo a Carteira de Habilitação Digital e que a novidade chegaria já no início do ano. Contudo, a CNH Digital só deve chegar a partir do dia1º do mês de julho.

É isso mesmo, o Denatran juntamente com o Ministério das Cidades anunciou que foi estipulado um prazo novo para que os estados brasileiros sejam obrigados a oferecer a Carteira Nacional de Habilitação em sua versão digital.

A previsão era que essa nova modalidade do documento já estivesse disponível a partir do dia 1º do mês de fevereiro, mas foi constatado que a maioria dos estados não estavam preparados para emitir a carteira eletrônica, que terá o mesmo valor legal que sua versão impressa.

Outro motivo que também levou a esse adiamento tem a ver com a Anac, que é a Agência Nacional de Aviação Civil, que alegou precisar de um tempo maior para se estruturar em relação aos seus procedimentos de embarque que o documento eletrônico também terá que ser aceito.

Veja também:  Multa de Trânsito pode precisar de Foto para Comprovar Infração

Embora o prazo de obrigatoriedade de emissão do documento tenha se estendido, 12 estados já oferecem a CNH eletrônica, sendo o pioneiro deles o estado de Goiás. Em seguida temos Distrito Federal, Acre, Espírito Santo, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Em todo o Brasil já chega a 17 mil o número de motoristas que possuem CNH-e.

Para muitos motoristas, essa é uma grande novidade e por isso muitas dúvidas podem surgir. Enumeramos algumas delas abaixo. Confira.

– A CNH eletrônica terá a mesma validade que a CNH impressa?

Sim. De acordo com o Ministério das Cidades, a CNH eletrônica ou digital possuirá o mesmo valor jurídico que a CNH impressa possui.

– Para que criar uma CNH digital se já existe uma versão impressa?

Na verdade esse documento eletrônico que estará disponível nos aparelhos celulares dos motoristas será de grande utilidade, uma vez que são muitos os casos em que em blitz e coisas do tipo o documento é solicitado e o motorista se dá conta de que a esqueceu em casa. Como não apresentam o documento, estes motoristas acabam sendo multados. Como a maioria das pessoas hoje em dia está sempre conectada ao celular, uma vez disponível no aparelho este tipo de problema deve diminuir de forma considerável.

Veja também:  Nova BMW X5 M50d 2018 a Diesel - Preço e Novidades

– Qualquer pessoa pode ter a CNH- e?




Não. Poderá possuir o documento digital aqueles motoristas que possuem a nova CNH, que vem com QR Code , que na verdade é um código que pode ser lido por leitores eletrônicos. São as carteiras tiradas recentemente. Quem tem a versão mais antiga do documento para ter acesso a versão eletrônica deverá renovar a sua carteira impressa.

– E se no local em que o documento eletrônico for solicitado não tiver sinal de internet? Como a CNH será acessada?

Isso não será problema, pois uma vez acessada no celular o documento ficará disponível mesmo no estado off-line.

– Quanto o motorista terá que pagar pela CNH digital?

Veja também:  Kia Picanto X 2018 - Análise e Novidades

De acordo com o Denatran são os Detrans que irão decidir sobre valores de taxas a serem cobradas, sendo que esses valores podem variar de estado para estado, podendo ser até gratuito.

– A CNH digital estará disponível para qual tipo de celular?

A maioria dos aparelhos que possuem sistema operacional Android, além de aparelhos da Apple.

– Posso continuar utilizando somente a versão impressa?

Sim. A versão impressa nunca perderá o seu valor. Cada motorista saberá a que melhor lhe atende as necessidades.

Enfim, a CNH digital surge seguindo a tendência digital do momento, onde tudo está mais facilitado por meio de recursos tecnológicos. Resta agora aos estados que ainda não contam com essa opção aguardar por esta interessante novidade, prevista para o dia 1º do mês de julho.

Sirlene Montes






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.