IPVA MT 2018 – Valor, Calendário e Desconto para Pagamento à Vista

  

Confira aqui informações sobre o IPVA MT 2018.

O recolhimento oficial do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 já teve início no Estado do Mato Grosso. Com isso, os proprietários de veículos que se enquadram entre os que devem ter o IPVA recolhido (e com placa final 1) têm até o dia 10 de janeiro para efetuar o pagamento do tributo. Se o pagamento for feito até essa data será concedido um desconto de 5%. Se preferir, os contribuintes também podem fazer o pagamento entre os dias 11 e 22 de janeiro, sendo que nesse período o desconto obtido será de 3%. Um detalhe muito importante é que os descontos são concedidos apenas entre aqueles que optam pelo pagamento integral do IPVA 2018, ou seja, em cota única.

E para quem perder os dois prazos destacados acima, saiba que ainda é possível pagar o IPVA 2018 em cota única a partir do dia 23 de janeiro até o último dia útil do mês. Entretanto, nesse período não será concedido nenhum tipo de desconto no valor total do tributo. Após esse período, se o contribuinte não fizer o pagamento integral e não optar pelo parcelamento (em até três vezes), ele terá de arcar com juros e multas no valor do seu IPVA.

Veja também:  Chevrolet Onix 2018 - Preço, Ficha Técnica e Principais Diferenças

O parcelamento do IPVA é algo bastante comum entre os brasileiros que não podem ou preferem não pagar integralmente em uma única parcela. No Estado do Mato Grosso é possível fazer o parcelamento em, no máximo, três vezes. Esses três pagamentos tem o mesmo valor e devem ser pagos em meses consecutivos. Quem optar por esta modalidade deverá pagar a primeira parcela até o dia 31 de janeiro. Outra informação relevante diz respeito ao valor dessa parcela, pois a mesma não poderá ser inferior a R$ 256,48, segundo as regras destacadas pela Secretaria da Fazenda MT.

A emissão da guia de recolhimento do IPVA 2018 deverá ser feita exclusivamente através do portal oficial da Sefaz MT (www5.sefaz.mt.gov.br). Para isso, clique na opção “IPVA 2018” e na página seguinte em “Emissão de guia de pagamento”. Logo em seguida você deverá informar o número do chassi ou renavam para efetuar a consulta.

Veja também:  Hyundai HR 2018 - Características, Especificações

Em relação ao pagamento de fato, o mesmo pode ser feito em qualquer agência bancária, não importando qual a modalidade adotada pelo contribuinte. Basta apresentar a guia de recolhimento.

É importante pagar esse tributo na data correta de forma a evitar quaisquer transtornos futuros, sejam juros, multas ou até mesmo apreensão do veículo, haja vista o pagamento do IPVA ser um dos pré-requisitos para o licenciamento do seu veículo.




A boa notícia é que o IPVA 2018 deverá estar, em média, 3,24% mais baixo que o valor pago em 2017. As alíquotas este ano variam entre 1% e 4%, devendo-se levar em consideração a marca, categoria, modelo e ano da fabricação do veículo em questão. A Sefaz MT destaca que a frota de veículos apta ao tributo no Estado, até o mês de setembro de 2017, era de 2.124.200, sendo que a grande maioria já havia sido tributado em 2016.

Veja também:  Carros Automáticos Mais Baratos do Brasil 2018

No Estado do Mato Grosso, a regra vigente prevê que veículos fabricados a partir de 1988 deverão ser tributados via IPVA.

O imposto aqui destacado é um dos mais importantes na arrecadação estadual. Trata-se da segunda maior arrecadação do Mato Grosso. Segundo determina a lei em vigor, 50% do valor arrecadado é destinado ao Estado enquanto que os outros 50% são destinados ao munícipio onde o veículo está licenciado.

Para mais informações acesse o site oficial da Sefaz MT (www5.sefaz.mt.gov.br). Através desse site é possível efetuar consulta a respeito de débitos, emitir a guia de recolhimento, conferir a frota de veículos e aqueles eu serão tributados, dentre várias outras informações que o órgão público disponibilizado para os usuários.

Por Bruno Henrique






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.