IPVA CE 2018 – Calendário de Pagamento, Descontos e Isenção

  

Confira aqui todos os detalhes sobre o IPVA CE 2018.

Quem reside no Estado do Ceará e é proprietário de um veículo automotor, precisa saber que já está disponível o pagamento do IPVA 2018. Com início de cobrança na última terça-feira, dia 2 de janeiro, são redes credenciadas para a realização da quitação do imposto os seguintes locais: Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e, por fim, Farmácias Pague Menos.

Quem tiver alguma dúvida sobre o mesmo, poderá entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do Ceará, que disponibiliza seu telefone para quem precisar. O atendimento já teve início e é pelo número (85) 3209-2200.

Um pouco mais sobre o IPVA no Ceará

Uma boa notícia foi divulgada para aqueles que ainda possuem o mesmo veículo do ano anterior. Isso porque o preço do IPVA ficará, em média, 4,46% inferior. Ou seja, haverá uma redução no imposto, fazendo com que ele fique mais barato.

Veja também:  Bancos do Carro - Cuidados e Como Tirar Manchas

No total, serão tributados uma quantidade de 2.384.925 carros em todo o Estado, prevendo assim uma arrecadação superior a R$ 969 milhões. Desse valor, 50% é destinado ao Tesouro do Estado, ficando a outra metade para a distribuição entre todos os municípios.

Outra novidade é possibilidade de parcelar o pagamento do imposto em até cinco vezes. Até este ano, foi registrado o parcelamento máximo do valor em no máximo quatro vezes.

É importante ressaltar, todavia, que o valor de cada uma das parcelas não poderá ser inferior a R$ 50. As parcelas precisarão ser pagas nas seguintes datas: 9 de fevereiro (Primeira Parcela), 9 de março (Segunda Parcela), 9 de abril (Terceira Parcela), 9 de maio (Quarta Parcela) e, por fim, em 11 de junho de 2018 (Quinta Parcela).

Além disso, ainda há a opção de quitação do IPVA em uma parcela única, que receberá um desconto significativo no final. Em caso de pagamento com cota única, o desconto é de 5% para quem quitar a dívida até o dia 31 de janeiro.

Veja também:  IPVA AP 2018 - Calendário de Pagamento



Assim como veio acontecendo nos anos anteriores, há a possibilidade de realizar o pagamento do IPVA no Ceará por meio de um cartão de crédito. Esse precisa ser de uma das bandeiras que são diretamente ligadas ao Bradesco e ao Banco do Brasil.

As motocicletas com até 125 cilindradas e que não possuem quaisquer infrações relacionadas ao trânsito no ano de 2017 continuarão com o benefício oferecido relacionado à redução de alíquota (dos 2% para o 1% relacionado ao valor do imposto).

Isentos de Imposto

É importante lembrar que alguns veículos automotores estão isentos do IPVA. Sendo assim, não precisam realizar o pagamento do imposto os proprietários de veículos que pertencem a algum deficiente físico; os micro-ônibus, topics e vans; as máquinas agrícolas e de terraplanagem; os ônibus intermunicipais; os táxis e ônibus metropolitanos e urbanos; os veículos com potência inferior a 50 cilindradas; os veículos de caráter diplomático; e, por último, aqueles que tiverem mais de 15 anos.

Veja também:  Fiat Argo 2018 - Lançamento, Características

O que é o IPVA?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto do Brasil sobre a propriedade de um veículo. É de competência dos Estados e do Distrito Federal a sua instituição, conforme cita o artigo nº 155 da Constituição Federal.

O imposto é voltado somente para a propriedade de veículos automotores, não tendo qualquer vínculo com as aeronaves e embarcações. Em cada Estado, é utilizada uma alíquota determinada pelo governo estadual, tendo por base um critério próprio.

Todavia, a base para o cálculo se refere ao valor venal do veículo. Ou seja, esse é guiado por uma estimativa realizada sobre o preço de um determinado bem material.

Para consultar o valor do IPVA, basta acessar o site https://www.sefaz.ce.gov.br. É preciso informar o número da placa e Renavam, dados que constam no documento de cada veículo.

Kellen Kunz






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.