IPVA – Consulta, Valor e Como Pagar Atrasado





Confira aqui todos os detalhes sobre o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

O início de cada ano tem para as pessoas que possuem qualquer tipo de automóvel movido a motor um gasto adicional relacionado com o pagamento vinculado ao imposto conhecido de forma básica como IPVA.

Em decorrência dos diversos detalhes que devem ser considerados para o cumprimento adequado deste dever enquanto contribuinte, serão abordados a seguir alguns pontos básicos quanto a este assunto delimitado.




Conceitos essenciais sobre funcionamento IPVA

De forma conceitual, o IPVA é a sigla utilizada para Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, sendo devido por todas as pessoas ou empresas que possuem qualquer espécie de veículo como motos, carros, caminhões, caminhonetes, vans e outros.

Ao se considerar o valor do IPVA, seu pagamento varia de um estado para o outro, consistindo na incidência média de 2% a 4% sobre o valor de venda para cada veículo analisado, de acordo com o mercado automotivo do ano considerando, neste caso, a chamada Tabela PRICE.

Veja também:  Jeep Renegade 2020 - Novidades e Preço

O pagamento do valor determinado por cada estado brasileiro para o IPVA ocorre uma vez a cada ano pelo proprietário ou responsável de cada veículo que roda no território nacional.

Consultas ao valor do IPVA

Em virtude do fato de que tanto o valor de venda dos veículos quanto a alíquota cobrada por cada estado varia de um ano para o outro, é preciso consultar o valor que deve ser pago no ano vigente.

Para isso é preciso acessar o site do Detran específico de determinado estado, de posse do número referente ao documento do veículo que será cobrado o imposto para identificar o novo valor.

Em geral, existem situações de veículos que permitem descontos importantes neste montante a ser pago, como os seguintes:

· Redução de 1% da alíquota relacionada ao IPVA em São Paulo para veículos que usam como combustível gás natural veicular.

· Alíquota de 3,5% na Bahia para aqueles automóveis que utilizam diesel como combustível, a qual é 1% maior do que a praticada para os outros veículos.

Veja também:  Novo Renault Sandero 2020 - Novidades e Fotos

· Em Goiás os automóveis que possuem motor de 1.0 litros pagam apenas 2,5% como alíquota relacionada ao IPVA.

Como realizar pagamento do IPVA

Quando se considera o pagamento do IPVA, estados como Santa Catarina, Espírito Santo e Sergipe tem as menores taxas, ao contrário de outras localidades como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que praticam a alíquota máxima nesta modalidade de imposto.

O período de pagamento desta obrigação é sempre nos primeiros meses de cada ano, com modalidade à vista, a qual geralmente apresenta descontos, ou de forma dividida em algumas parcelas.

Para conseguir pagar o IPVA de seu veículo basta ir em qualquer agência bancária ou correspondente deste tipo de estabelecimento com o número do RENAVAM respectivo para que seja feita a quitação de maneira única ou fracionada.

Existe ainda a alternativa de efetuar este pagamento de maneira online, utilizando os sistemas de internet banking dos diferentes bancos presentes no país, facilitando este processo.

Veja também:  Renovação de CNH - Como e Quando Fazer

Atividades necessárias quanto ao IPVA atrasado

O atraso no pagamento delimitado para o IPVA de determinado ano impede os proprietários de determinado veículo de pedirem o seu licenciamento, o qual, por sua vez, pode demandar multa e apreensão do bem considerado.

Nesta situação, caso este tipo de imposto de seu veículo esteja atrasado, você pode ir a uma agência bancária com o número de RENAVAM, pagando o valor inicial acrescidos de juros e correção monetária de acordo com o tempo de atraso.

Caso haja valores que superam um ano para pagamento do IPVA, é preciso antes ir na unidade do Detran mais próxima de sua cidade para uma negociação antes do devido pagamento bancário.

Conclusão

Assim, através das informações apresentadas neste artigo, sobre o processo de funcionamento do IPVA, ficou mais claro a sua dinâmica básica que deve ser seguida para quem possui um automóvel e precisa manter suas obrigações quanto a ele devidamente atualizadas.

Ana Camila Neves Morais



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.