IPVA PR 2018 – Valor e Descontos no Paraná





Confira aqui todos os detalhes sobre o IPVA 2018 no estado do Paraná.

Em 2018 o ano promete para a população do Paraná, isso porque há chances de o valor do IPVA ser reduzido.

Sabe-se que o imposto deve começar a ser cobrado dos cidadãos habilitados logo no início de janeiro de 2018, mas especificamente no dia 10 de janeiro.




A mudança prometida para o ano de 2018 se deve ao fato de que aqueles que tiverem como posse veículos que já pertenceram a segundos, a partir do ano que vem, têm o direito de pagar um Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, também conhecido como IPVA, por um preço mais reduzido no estado do Paraná.

A maior responsável por essa mudança foi a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, usualmente chamada de Fipe. Para entendermos melhor, a Fipe ficou encarregada de realizar pesquisas e com os resultados obtidos fazer cálculos sobre o imposto. Dessa forma, os resultados mostraram que, nos últimos tempos, inúmeros bens que estavam sobre a guarda do Estado sofreram certa desvalorização. Nesse caso, principalmente, essa desvalorização é de quase 3,5%. Mas vale ressaltar ainda que essa é uma média e, desse modo, a redução no valor do imposto não ocorre de forma padronizada, mas sim de acordo com as características de cada veículo, isto é, o ano de fabricação, o modelo e até mesmo a marca.

Veja também:  Recall Ford Fusion 2015 - Problema nos Cintos de Segurança

É importante salientar ainda que o desconto de 3% será concedido pelo Estado àqueles que decidirem realizar o pagamento do IPVA em apenas uma parcela, a partir do dia 10 de janeiro de 2018. No entanto, os que já estão acostumados em quitar o imposto em parcelas, não precisam se preocupar, uma vez que ainda continua aquele mesmo processo em que o dono do veículo pode pagar divido em até três parcelas.

Estimativas realizadas pela Fipe apontam que a grande maioria da frota deve ter uma alíquota de aproximadamente 3,5%. Além disso, o Estado espera que a arrecadação do IPVA 2018 traga cerca de 3 bilhões e mais 200 mil reais de imposto aos cofres públicos.

Veja também:  Chevrolet Cobalt 2020 - Novidades, Mudanças e Preço

Há ainda mais novidades por aí, isto é, em 2018, pessoas que são cadastradas como contribuintes no Nota Paraná também vão ganhar um desconto no IPVA. Essa não é a primeira vez que isso ocorre no Paraná, mas sim a segunda. Tudo funciona da seguinte maneira: aqueles que acumularam créditos durante um certo tempo que participam do programa, desta vez, podem descontar esses créditos no valor do final do IPVA 2018. Esse desconto pode ser tanto parcial quanto integral, isto é, se for parcial, isso significa que haverá desconto sob uma parte do valor total. Se esse for o caso, a Secretaria de Estado da Fazenda deve emitir um boleto com a quantia que está faltando para que o imposto seja quitado. Mas, se houver um desconto integral, isso significa que os pontos que o cidadão conseguiu obter foi o suficiente para quitar todo o imposto.

Veja também:  Recall Amarok - Problema nos Bancos Dianteiros

Para realizar o pagamento basta apenas que seja usado o número do Renavan, tantos nos bancos que já são credenciados quanto pelo Guia de Recolhimento do Estado do Paraná, que pode ser encontrado no seguinte endereço eletrônico: www.fazenda.pr.gov.br.

Então é isso! Vale lembrar a importância de estar com os documentos do carro sempre em dia já que dessa forma o motorista pode andar com mais segurança e sem receio de que o carro possa ser apreendido pela polícia militar ou pela polícia rodoviária. Além disso, sabe-se que boa parte desses impostos são revestidos para melhorar a qualidade das estradas federais e estaduais.

Ana Paula Oliveira Coimbra



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.