Volkswagen Amarok 2018 – Lançamento, Características

A grande novidade do modelo é seu motor V6 3.0 Turbo Diesel de 225 CV em potência que o faz ser ainda mais cobiçado.

No Brasil já está sendo agendada a estreia e pré-venda da inédita Picape Amarok munida de novo motor com potência V6, promovida pela companhia que deu origem a esse modelo, a Volkswagen do Brasil. Os valores estão programados para iniciar em 184.990 mil reais, sendo que as vendas inaugurarão no dia 14 de fevereiro de 2018. As informações podem ser obtidas acessando a página eletrônica: http://prevendaamarokv6.vw.com.br. Esse evento constitui a edição do lançamento oficial, que conta com 450 unidades disponíveis, inicialmente. Todas as unidades desse modelo, no momento, estão disponíveis na cor sólida de branco cristal.

É possível realizar reservas sobre as unidades iniciais, porém, o prazo para isso se estenderá até o dia 20 de janeiro, ou, caso necessário, assim que o primeiro lote esgotar. Essas reservas podem ser validadas por meio de um sinal, inicialmente pago, no valor de 10 mil reais. Mais adiante os modelos contarão com unidades mais baratas, portando rodas de até 18 polegadas. A grande e mais importante novidade, que torna esse novo modelo um dos mais cobiçados, está no motor V6 3.0 Turbo Diesel de 225 CV em potência, o qual atinge um número de giros entre 3.000 a 4.500, munido de 56,1 KGFM na função de torque, atingindo força entre 1.500 e 2.500 de RPM, interligado constantemente ao seu excelente câmbio automático que agora contém oito marchas, sendo que está associado, também, à tração integral e permanente de 4Motion de força. É possível verificar no site, Car Blog Br, um vídeo de propaganda dessa picape V6 rebocando um grande avião comercial.

De acordo com informações oficiais, oriundas da companhia, a nova picape Amarok com motor V6 tem potência para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, sendo que a mesma camionete atinge e a sua velocidade máxima conquistando os 191 km/h em seu bom desempenho.

O modelo Amarok conquistou na atualidade em torno de 11% de grande participação no comércio de picapes do estilo médio. A empresa montadora está com grande expectativa de concluir o ano com 13% de todas as unidades de estreia já comercializadas, porém, estas, que serão vendidas por meio do processo de estreia e pré-venda, não entrarão na estatística como registro de vendas do ano presente, por causa do processo de emplacamento que ocorrerá somente no próximo ano, 2018.

No ano passado, em 2016, o registro de vendas da Amarok chegou a 8.302 unidades, as quais tiveram um bom desempenho. O histórico indica que do mês de janeiro até o mês de novembro de 2017 foram 11.550 emplacamentos realizados, registrando elevação de 39%, sendo que a aquisição no mercado das picapes médias aumentou para 8%.

A ficha técnica da Amarok V6 2018, da Volkswagen, contém a seguinte relação de atributos: o motor é de configuração em Turbo Diesel; longitudinal; munido de 6 cilindros V; com 4 válvulas instaladas por cilindro; contém cilindradas em 2967.

A alimentação contém injeção direta do tipo common-rail; possui turbo-compressor com sua geometria varável e também intercooler.

No que tange à transmissão e à tração a Amarok está munida de uma caixa de transmissão automática com até 8 velocidades, contendo o devido modo esportivo, S, e a opção de mudanças de marcha instaladas no volante, as chamadas Shift Paddles.

Contém tração de 4MOTION de modo permanente. Está munido de sistemas auxiliares para a tração, tais como a função de bloqueio eletrônico sobre o diferencial EDS, com o devido controle eletrônico sobre a tração, ASR, além do controle eletrônico que garante estabilidade, ESC, da assistência em partida nas situações de subida, HSA, e, por fim, do controle automático próprio para descida, HDC.

Em termos de suspensão, a da parte dianteira é independente, contendo braços duplos e triangulares, munida de molas helicoidais, de amortecedores hidráulicos e da barra de função estabilizadora. A suspensão da parte traseira está munida de eixo rígido, de um feixe com molas semi-elípticas em dois estágios e os devidos amortecedores hidráulicos.

Em relação à direção, a mesma está aparelhada com um sistema de pinhão e de cremalheira, de assistência hidráulica e progressiva. O sistema de freios pode ser descrito do seguinte modo: na parte dianteira eles estão munidos de disco ventilado, na parte traseira, de disco rígido. Além disso, o freios estão fortalecidos de sistemas auxiliares, tais como ABS, munido de função off-road; com o sistema de frenagem automática para pós-colisão, do sistema de assistência sobre frenagem, BAS, aparelhados com a distribuição eletrônica em força de frenagem, EBD, e sistema de frenagem próprio para chuva RBS.

Por Paulo Henrique dos Santos

Compartilhe

Posts Recentes

Ram Rampage R/T: Potência e Resistência na Corrida de 24 Horas

Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais

Jeep Recon EV: revolução elétrica no asfalto e na trilha

Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais

BMW C 400 X: tecnologia e estilo nas ruas brasileiras

Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais

Jeep Renegade 2024: análise profunda de Desempenho e Design

O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais

VW T-Cross 2024: inovação e eficiência em SUV Compacto

O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais

Toyota Land Cruiser 2024: reinvenção do ícone Off-Road

A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais