Viagem de Carro – Dicas e Cuidados

  

Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve ter antes de viajar de carro.

As férias estão chegando e muita gente já está programando sua viagem. Uns gostam de ir para a praia, outros preferem o sossego nas cidades do interior, ou as belezas do nordeste brasileiro e há quem prefira o sul. O que muitas destas pessoas têm em comum, é que elas farão suas viagens de carro e estão preocupadas com tudo, menos com o veículo.

Claro que é importante garantir as reservas, verificar para onde será a viagem, os gastos e tudo mais, porém, um fator determinante para que a viagem aconteça da melhor forma possível, é ter feito uma revisão no carro. Confira as dicas abaixo para evitar dor de cabeça nas suas férias, garantindo a ida e também a volta, com segurança e sem transtorno.

O primeiro passo é verificar se a manutenção do carro está em dia e isto deve ser feito com antecedência e não às vésperas da viagem. Leve o carro a um mecânico de sua confiança, informe para onde você pretende viajar e solicite que todos os itens sejam verificados, incluindo o sistema de freios, parte elétrica, motor, ventilação, pneus, alinhamento, balanceamento e tudo mais que for necessário.

Veja também:  Chevrolet Equinox Premier - Características, Vendas no Brasil

Muitos motoristas só descobrem que uma luz está queimada em seu veículo, quando são multados nas estradas, então evite que isto aconteça, fazendo uma rápida verificação. Teste o farol alto, o baixo, setas, os limpadores de pára-brisa, luz de ré, de freio e até a buzina.

Deixe o documento do carro e também do motorista em local de fácil acesso, pois durante a viagem poderá ser necessário apresentá-los a um agente do trânsito.

É fundamental planejar o trajeto, verificando as estradas por onde irá passar e em quais pontos estão os postos de gasolina, para abastecer, descansar e ir ao banheiro. Com a internet ficou muito fácil fazer este levantamento. Pode até ser que aconteça alguma coisa no percurso que faça a viagem ter algum atraso, mas é preciso traçar uma meta, saber quanto tempo a viagem irá durar em média, quantas pessoas vão no carro, quantas vezes será necessário parar, lembrando que no caso de crianças, idosos e animais de estimação, é preciso mais pausas na viagem, então deixe tudo programado.

Veja também:  Volkswagen Saveiro 2018 - Características, Novidades



Os pneus devem ser calibrados antes da viagem, quando ainda estão frios e lembre-se de calibrar também o estepe. Cuidado com os pneus gastos, que não oferecem a menor segurança, principalmente em época de chuva. Se for o caso, troque-os, pois assim estará garantindo a sua segurança e também das pessoas que ama.

Vá preparado para todos os tipos de problemas, por exemplo, se o pneu do carro furar durante a chuva, o que irá fazer? Ficar dentro do carro na BR, esperando, pode ser perigoso, caso não haja acostamento. Alguns motoristas carregam capas de chuva para estas ocasiões. Leve água, algum brinquedo para as crianças se divertirem no caso de viagens mais longas e calcule até a posição do sol, para escolher o melhor horário para sair de casa.

Veja também:  Citroen C3 2018 - Características, Versões, Preços

Durante a viagem, evite distrações. Como estão todos indo passear, é normal que o clima fique descontraído, mas o motorista deve ficar atento à estrada, evitando brincadeiras com os passageiros. Mantenha uma distância segura do veículo à frente, respeite os limites de velocidade, cuidado com animais que atravessam a pista repentinamente, atenção redobrada quando passar por alguma cidade e só faça ultrapassagem quando tiver certeza absoluta de que não há risco.

Acomode bem as bagagens no porta-malas e não deixe objetos soltos dentro do carro, pois eles podem causar graves acidentes. Não coloque peso no carro, além do limite e lembre-se de manter os faróis ligados durante o dia.

Por Russel






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.