CNH Digital no Distrito Federal

  

Versão Eletrônica já está disponível para 200 mil motoristas.

No Distrito Federal, já está valendo a versão eletrônica das carteiras de habilitação, a CNH digital. Estima-se que aproximadamente um número superior a 200 mil motoristas, a partir de agora, podem escolher entre apresentar o documento ou acessá-lo.

Esse número representa a quantidade atual de motoristas que possuem a carteira de habilitação de forma impressa. Com isso, a partir de agora, o valor a ser pago por alguém que precisa tirar a 2ª via desse documento, incluindo o novo código de leitura, corresponde a quase R$ 95.

O novo modo de identificar a CNH estava marcado para entrar em vigor no dia 16 do mês de novembro, sendo assim, nesta quinta-feira inicia-se a mudança que deve atingir inúmeros condutores do Distrito Federal.

Mas, atualmente, o objetivo do Detran é fazer com que até 2022 todos os habilitados que residirem no estado tenham acesso a versão eletrônica. Colocando na ponta do lápis, deseja-se que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas possuam esse cadastro.

Veja também:  Renault Kwid - Resultado do Teste de Colisão da Latin Ncap

Além disso, acredita-se que, com o tempo, esse novo sistema de reconhecimento da CNH não se restrinja a apenas o DF, isto é, o intuito é que a versão eletrônica de leitura se estenda à todas as regiões de todo o país.

Para aqueles que não veem a hora de ficarem livres do documento impresso, é necessário solicitar ao DETRAN uma segunda via do documento. Desse modo, ela pode ser emitida tanto pessoalmente quanto por meio da internet. Depois disso, é preciso que o motorista baixe um aplicativo no celular e, dessa forma, cadastre sua senha que deve conter 4 dígitos. Após essas etapas não é mais preciso carregar o documento impresso. No entanto, para refazer a primeira versão com o código há custos e, neste caso, o condutor precisa desembolsar R$ 95,00.

Vale ressaltar que antes de fazer o uso do aplicativo, o motorista precisa entrar na página do DETRAN ou então, por meio do telefone, ligar para o 154 e, desse modo, verificar se os dados do cadastro ainda estão todos válidos, se não, é preciso atualizá-los.

Veja também:  Toyota Etios Sedan 2018 - Versões, Especificações, Preços

Com essa mudança, o Distrito Federal passa a ser o segundo estado a adotar a a leitura eletrônica, isso porque, no último mês de outubro esse método foi adotado por Goiás.




Aqueles que não quiserem possuir a versão do documento do celular não precisa preocupar-se, já que, tanta a versão impressa quanto a versão digital, possuem o mesmo valor legal.

Além disso, os ''recém-motoristas'' também não precisam preocupar-se, pois todas as carteiras de habilitação que foram emitidas a partir do mês de maio de 2017, já possuem o código no documento. Desse modo, os demais motoristas precisam pegar a versão digital.

É importante ressaltar que o aplicativo necessário para conseguir concluir todas essas etapas está disponível na Apple e no Android de modo gratuito, isso porque pode haver falsos aplicativos.

O aplicativo criado para conter a CNH deve ser aprimorado para possuir outras funções como, por exemplo, o motorista ser lembrado quando a data de vencimento da carteira estiver se aproximado ou então, a pontuação da carteira de motorista.

Veja também:  Nissan Versa 2018 - Características, Versões

É óbvio que possuir a nova versão da carteira de motorista é opcional, no entanto, possuir os dois modelos pode ser muito melhor para o motorista. Isso porque, pelo menos uma vez na vida, algum motorista esqueceu de sair com a carteira de habilitação e isso pode acontecer por vários motivos como pressa ou distração. Nesse caso, é mais seguro levar o celular, uma vez que, se o motorista for parado em uma blitz, é possível apresentar o documento por meio do celular.

Mas também pode acontecer o contrário, isto é, sabe-se que nos dias de hoje, a violência cresce a cada dia, sendo assim, o celular pode ser furtado, mas caso não levarem, por exemplo, a bolsa, o condutor também não terá problemas.

Ana Paula Oliveira Coimbra






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.