Envelopamento de Carros – Técnicas, Dicas



Envelopar significa o ato de adesivar, utilizando uma fina película de vinil. Confira os principais tipos e suas vantagens.

A princípio o termo envelopamento se refere ao ato ou efeito de envelopar cartas. Embora vivamos na era da tecnologia, o envio de cartas físicas, aquelas de papel, ainda é muito utilizada em todo o mundo. Entretanto, assim como centenas de outras palavras, o termo envelopar vem tomando um novo significado. Não que o anterior tenha deixado de existir, mas já não é exclusividade no uso.

Envelopar passou a significar o ato de adesivar, utilizando uma fina película de vinil. Funciona como se fosse uma pintura, na maioria das vezes para caracterizar determinados objetos e personalizá-los de acordo com o propósito e também serve para proteger.



Atualmente, quando se refere a esta técnica, está se referindo ao ato de envelopar o carro. Tem sido muito difundido no setor automotivo e vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores.

Veja também:  Novo Volkswagen Golf GTI 2021 - Novidades

PERSONALIZANDO O VEÍCULO

Na maioria dos casos, é colocado um adesivo da mesma cor do carro, mas diferenciando da cor natural do veículo. Normalmente, é colocado na cor fosca. Contudo, existem pessoas que desejam ir além e personalizam o carro de forma mais ousada. Nestes casos, os donos envelopam com adesivos coloridos, desenhados, de outras cores e várias outras formas, de acordo com a criatividade de cada um.



Contudo, a prática de deixar na mesma cor ainda é a mais utilizada, pois caso a mudança seja expressiva é necessário que o dono do veículo faça as devidas alterações na documentação do carro, informando as novas características ao DETRAN. O não cumprimento das exigências pode significar em multa e perda de pontos.

VANTAGENS NO ENVELOPAMENTO

O envelopamento é realizado com a finalidade de deixar o veículo de acordo com o desejo dos clientes. Este material é altamente eficaz na proteção da pintura do carro contra os raios ultra violetas, contra corrosão, maresia e outros possíveis desgastes.

Veja também:  Renault Sandero GT Line 2020 - Novidades, Diferenças e Lançamento no Brasil

Esta prática também é mais barata do que pintar o carro com tintas convencionais. Contudo, sua vida útil é de menor duração. Estima-se que um adesivo em PVC vinil dure por volta de seis a sete anos.

Outra prática muito utilizada, principalmente, pelas empresas consiste em adesivar o carro colocando a logo e o nome da empresa, deixando o veículo com a “cara” da organização.

Envelopar, como dito anteriormente, sai bem mais barato do que pintar o carro todo de acordo com a marca.

TIPOS DE ENVELOPAMENTO

Atualmente, existem pelo menos três tipos mais comuns de envelopamento. A escolha de cada material utilizado dependerá da necessidade e do bolso de cada cliente. Saber escolher a melhor técnica pode ser fundamental.

Primeiro tipo: PVC Vinil

A primeira técnica, e a mais utilizada atualmente, é o adesivamento em PVC vinil. Antes de ser colocado, é imprescindível fazer um tratamento no veículo para proteger a pintura e facilitar a possível remoção do produto.

Veja também:  Nova Hyundai Santa Cruz 2021 - Lançamento, Especificações

Segundo tipo: Película de Poliuretano

Outro tipo de envelopamento é o realizado através da utilização de Película de Poliuretano. Trata-se de um material totalmente transparente, que não altera o visual da pintura do veículo, mas tem o poder de proteger e conservar por mais tempo a lataria do automóvel.

Terceiro tipo: Envelopamento Líquido

Esta técnica consiste em aplicar no carro um material líquido que não altera a cor do veículo e tem a finalidade de protegê-lo. Este material tem as mesmas características do adesivo de PVC vinil. O Envelopamento líquido pode ser utilizado na cor fosca, metálica ou perolizada.

Independente do motivo pelo qual você irá fazer o envelopamento do veículo, seja por prazer ou por questões comerciais, antes de realizar o serviço é preciso lembrar que esta prática deve ser feita por profissionais qualificados, com responsabilidade e que garantirão um trabalho de excelência. Afinal, um carro faz parte da família.

Por Juanito Carvalho

Envelopamento de carros

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.