Envelopamento de Carros – Técnicas, Dicas

  

Envelopar significa o ato de adesivar, utilizando uma fina película de vinil. Confira os principais tipos e suas vantagens.

A princípio o termo envelopamento se refere ao ato ou efeito de envelopar cartas. Embora vivamos na era da tecnologia, o envio de cartas físicas, aquelas de papel, ainda é muito utilizada em todo o mundo. Entretanto, assim como centenas de outras palavras, o termo envelopar vem tomando um novo significado. Não que o anterior tenha deixado de existir, mas já não é exclusividade no uso.

Envelopar passou a significar o ato de adesivar, utilizando uma fina película de vinil. Funciona como se fosse uma pintura, na maioria das vezes para caracterizar determinados objetos e personalizá-los de acordo com o propósito e também serve para proteger.

Atualmente, quando se refere a esta técnica, está se referindo ao ato de envelopar o carro. Tem sido muito difundido no setor automotivo e vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores.

Veja também:  Hyundai Creta 2018 - Especificações, Novidades

PERSONALIZANDO O VEÍCULO

Na maioria dos casos, é colocado um adesivo da mesma cor do carro, mas diferenciando da cor natural do veículo. Normalmente, é colocado na cor fosca. Contudo, existem pessoas que desejam ir além e personalizam o carro de forma mais ousada. Nestes casos, os donos envelopam com adesivos coloridos, desenhados, de outras cores e várias outras formas, de acordo com a criatividade de cada um.

Contudo, a prática de deixar na mesma cor ainda é a mais utilizada, pois caso a mudança seja expressiva é necessário que o dono do veículo faça as devidas alterações na documentação do carro, informando as novas características ao DETRAN. O não cumprimento das exigências pode significar em multa e perda de pontos.

VANTAGENS NO ENVELOPAMENTO

O envelopamento é realizado com a finalidade de deixar o veículo de acordo com o desejo dos clientes. Este material é altamente eficaz na proteção da pintura do carro contra os raios ultra violetas, contra corrosão, maresia e outros possíveis desgastes.

Veja também:  Carro com Motor Fervendo - O Que Fazer?

Esta prática também é mais barata do que pintar o carro com tintas convencionais. Contudo, sua vida útil é de menor duração. Estima-se que um adesivo em PVC vinil dure por volta de seis a sete anos.

Outra prática muito utilizada, principalmente, pelas empresas consiste em adesivar o carro colocando a logo e o nome da empresa, deixando o veículo com a “cara” da organização.




Envelopar, como dito anteriormente, sai bem mais barato do que pintar o carro todo de acordo com a marca.

TIPOS DE ENVELOPAMENTO

Atualmente, existem pelo menos três tipos mais comuns de envelopamento. A escolha de cada material utilizado dependerá da necessidade e do bolso de cada cliente. Saber escolher a melhor técnica pode ser fundamental.

Primeiro tipo: PVC Vinil

A primeira técnica, e a mais utilizada atualmente, é o adesivamento em PVC vinil. Antes de ser colocado, é imprescindível fazer um tratamento no veículo para proteger a pintura e facilitar a possível remoção do produto.

Veja também:  BMW X2 - Lançamento no Brasil

Segundo tipo: Película de Poliuretano

Outro tipo de envelopamento é o realizado através da utilização de Película de Poliuretano. Trata-se de um material totalmente transparente, que não altera o visual da pintura do veículo, mas tem o poder de proteger e conservar por mais tempo a lataria do automóvel.

Terceiro tipo: Envelopamento Líquido

Esta técnica consiste em aplicar no carro um material líquido que não altera a cor do veículo e tem a finalidade de protegê-lo. Este material tem as mesmas características do adesivo de PVC vinil. O Envelopamento líquido pode ser utilizado na cor fosca, metálica ou perolizada.

Independente do motivo pelo qual você irá fazer o envelopamento do veículo, seja por prazer ou por questões comerciais, antes de realizar o serviço é preciso lembrar que esta prática deve ser feita por profissionais qualificados, com responsabilidade e que garantirão um trabalho de excelência. Afinal, um carro faz parte da família.

Por Juanito Carvalho

Envelopamento de carros






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.