A princípio o termo envelopamento se refere ao ato ou efeito de envelopar cartas. Embora vivamos na era da tecnologia, o envio de cartas físicas, aquelas de papel, ainda é muito utilizada em todo o mundo. Entretanto, assim como centenas de outras palavras, o termo envelopar vem tomando um novo significado. Não que o anterior tenha deixado de existir, mas já não é exclusividade no uso.
Envelopar passou a significar o ato de adesivar, utilizando uma fina película de vinil. Funciona como se fosse uma pintura, na maioria das vezes para caracterizar determinados objetos e personalizá-los de acordo com o propósito e também serve para proteger.
Atualmente, quando se refere a esta técnica, está se referindo ao ato de envelopar o carro. Tem sido muito difundido no setor automotivo e vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores.
Na maioria dos casos, é colocado um adesivo da mesma cor do carro, mas diferenciando da cor natural do veículo. Normalmente, é colocado na cor fosca. Contudo, existem pessoas que desejam ir além e personalizam o carro de forma mais ousada. Nestes casos, os donos envelopam com adesivos coloridos, desenhados, de outras cores e várias outras formas, de acordo com a criatividade de cada um.
Contudo, a prática de deixar na mesma cor ainda é a mais utilizada, pois caso a mudança seja expressiva é necessário que o dono do veículo faça as devidas alterações na documentação do carro, informando as novas características ao DETRAN. O não cumprimento das exigências pode significar em multa e perda de pontos.
O envelopamento é realizado com a finalidade de deixar o veículo de acordo com o desejo dos clientes. Este material é altamente eficaz na proteção da pintura do carro contra os raios ultra violetas, contra corrosão, maresia e outros possíveis desgastes.
Esta prática também é mais barata do que pintar o carro com tintas convencionais. Contudo, sua vida útil é de menor duração. Estima-se que um adesivo em PVC vinil dure por volta de seis a sete anos.
Outra prática muito utilizada, principalmente, pelas empresas consiste em adesivar o carro colocando a logo e o nome da empresa, deixando o veículo com a “cara” da organização.
Envelopar, como dito anteriormente, sai bem mais barato do que pintar o carro todo de acordo com a marca.
Atualmente, existem pelo menos três tipos mais comuns de envelopamento. A escolha de cada material utilizado dependerá da necessidade e do bolso de cada cliente. Saber escolher a melhor técnica pode ser fundamental.
A primeira técnica, e a mais utilizada atualmente, é o adesivamento em PVC vinil. Antes de ser colocado, é imprescindível fazer um tratamento no veículo para proteger a pintura e facilitar a possível remoção do produto.
Outro tipo de envelopamento é o realizado através da utilização de Película de Poliuretano. Trata-se de um material totalmente transparente, que não altera o visual da pintura do veículo, mas tem o poder de proteger e conservar por mais tempo a lataria do automóvel.
Esta técnica consiste em aplicar no carro um material líquido que não altera a cor do veículo e tem a finalidade de protegê-lo. Este material tem as mesmas características do adesivo de PVC vinil. O Envelopamento líquido pode ser utilizado na cor fosca, metálica ou perolizada.
Independente do motivo pelo qual você irá fazer o envelopamento do veículo, seja por prazer ou por questões comerciais, antes de realizar o serviço é preciso lembrar que esta prática deve ser feita por profissionais qualificados, com responsabilidade e que garantirão um trabalho de excelência. Afinal, um carro faz parte da família.
Por Juanito Carvalho
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais