Carro com Motor Fervendo – O Que Fazer?

  

Saiba aqui o que fazer caso o seu carro tenha o motor fervendo.

O QUE FAZER EM QUANDO O MOTOR DO CARRO FERVER?

Uma das piores experiências que um motorista pode ter é a de estar viajando tranquilamente e de repente perceber que a frente do carro está saindo aquela fumaceira. Além de apavorante, também pode ser muito constrangedor, visto que todos a sua volta ficam com olhar atento, julgando sem palavras, o possível desleixo do dono do carro.

Independente de acontecer no trajeto para um passeio com a família no final de semana ou no caminho para o trabalho, é sempre uma experiência traumática. Até porque, na maioria dos casos, não se sabe ao certo qual o real problema.

EXPERIÊNCIA VIVIDA NA PELE

Permita-me contar-lhes uma experiência pessoal. Certa vez, estava voltando para casa, após um dia longo de trabalho, cansado e com a esposa dentro do carro. Vínhamos tranquilamente na estrada, já havíamos percorrido mais de 90% do caminho, estávamos a menos de um quilometro de casa, quando o carro começou a apresentar problemas, a luz do painel acendeu e começou, quase que simultaneamente, a sair muita fumaça da dianteira do veículo.

Rapidamente joguei o carro no acostamento e deixe ir no embalo até um posto de gasolina que estava a 20 metros de distância. Confesso que naquele momento só passou o pior em minha cabeça, mas tentei me controlar, para não desesperar minha esposa. Parei o carro já no pátio do posto e abri o capô, constatando o superaquecimento do motor.

Veja também:  Recall do Hyundai HB20 e HB20S 2017

POR QUE O CARRO ESQUENTA O MOTOR?

Explicando de forma bem simples, todos sabem que o motor de um carro funciona a partir da combustão gerada no momento da partida, fazendo com que os pistões se movimentem rapidamente, fazendo o carro andar. Contudo, esse processo produz um calor enorme, para controlar a temperatura é que existe o sistema de arrefecimento, responsável por mantê-la próxima dos 100º C.

Quando ocorre algum problema neste mecanismo de arrefecimento, o motor esquenta demais e acaba fervendo. Em alguns casos o calor é tão intenso que acaba fundindo algumas peças, prejudicando o motor. Lembra do meu caso? Graças a Deus não houve nada de mais sério, pois assim que percebi os sinais de aquecimento parei o carro prontamente.

QUANDO OCORRE ESTE PROBLEMA

O carro pode ferver por diversos fatores, o mais comum é quando o motorista esquece de verificar o nível de água do sistema de arrefecimento e deixa faltar. Quando isso ocorre o sistema não funciona e o motor acaba aquecendo.

Outra ocasião onde pode ocorrer tal tragédia é quando alguns dos componentes do mecanismo deixam de funcionar ou são danificados de alguma forma. No meu caso, a mangueira havia arrebentado, deixando vazar toda a água do sistema de arrefecimento, o que ocasionou o problema. Contudo, isto ainda pode ocorrer quando a bomba de água deixa de funcionar ou para de receber corrente do motor.

Veja também:  Preços do Novo VW Polo 2018

O QUE FAZER EM QUANDO O MOTOR DO CARRO FERVER?

Se você estiver dirigindo tranquilamente e for alertado pelo painel (uma luz vermelha de emergência se acenderá), pare o carro imediatamente e desligue o motor. A primeira coisa é não se desesperar, pois isto ocorre com maior frequência do que se imagina. Após parar, siga os seguintes procedimentos:

1. Cuidado ao levantar o Capô




Antes de abrir o capô, verifique se não existe sinal de vazamento de água ou chamas na frente do carro. Caso não esteja com um destes problemas, abra-o lentamente, observando se existe alguma alteração que possa lhe causar algum dano físico.

2. Não abra o reservatório de água

Lembre-se, o carro já está fervendo, isso significa que o motor está há uma temperatura extrema, caso ainda tenha algum líquido dentro do sistema de arrefecimento, ao abrir o mesmo será ejetado e poderá causar queimaduras gravíssimas.

3. Chame ajuda profissional

Como em qualquer situação de sinistro no automóvel, a melhor opção sempre será chamar o socorro. Caso tenha seguro, normalmente existe agregado ao plano o serviço de assistência técnica. Ligue e solicite um profissional no local ou um reboque para remover o carro até uma agência autorizada.

Veja também:  Suzuki Jimny 2018 - Novidades, Versões e Preços

Para aqueles que não possuem algum tipo de seguro, ligue para um mecânico de sua confiança e solicite seus serviços. Apenas um profissional poderá dizer ao certo qual o problema do carro.

Em casos mais extremos, onde não há a possibilidade de contatar ajuda, espere o motor do carro esfria, verifique se existe algum vazamento na parte de baixo, abra o reservatório de água e encha novamente até a altura indicada. Este procedimento deve ser realizado com o carro ligado. Observe se ao enchê-lo o nível de água permaneceu o mesmo ou baixou. Caso tenha baixado, complete novamente até completá-lo.

4. Prevenção é o melhor “remédio”

É claro que não é preciso deixar o carro chegar a este extremo. Fazer a prevenção sai sempre mais barato do que precisar resolver o problema após o susto. Dessa forma, conferir periodicamente o nível de água antes de sair de casa é indispensável. Outra medida preventiva é levar o carro regularmente para a manutenção.

Cuidar bem do carro é o segredo para viagens tranquilas e a certeza de que irá chegar bem ao seu destino.

JUANITO TEIXEIRA CARVALHO






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.