Sistema Isofix Obrigatório no Brasil



Sistema de fixação das cadeirinhas de criança nos carros passaá a ser obrigatória a partir de 2018.

A cada ano que passa os automóveis estão ficando mais modernos e com mais equipamentos. Tanto na parte externa, como em seu interior, os itens de série recebem modificações que oferecem ao motorista e seus ocupantes mais conforto e segurança. E por falar em segurança, os automóveis modernos a cada ano vêm equipados com um maior número de airbags, até mesmo nas laterais é possível encontrá-los, para que a integridade dos ocupantes seja mantida em casos de colisões.

Nesse sentido, observamos realmente uma preocupação em relação a segurança nos automóveis, principalmente quando nos referimos às crianças que estão sempre a bordo de nossos veículos.

Veja também:  Novo Honda City 2020 - Novidades e Data de Lançamento da 5ª Geração


Desse modo, no Brasil, a partir do ano de 2018, o uso de sistemas para fixação Isoflix e Latch, cujo padrão será o mesmo que o norte-americano, será de uso obrigatório. Essa determinação que está prevista para entrar em vigor ano que vem surge em concordância com a resolução nº518 do Conselho Nacional de Trânsito, o conhecido Contran.

De acordo com a determinação emitida pelo órgão de trânsito, os automóveis com zero quilômetro de rodagem a partir do dia 29 do mês de janeiro do ano de 2018 já devem ter como itens de série, os pontos de ancoragem.



A determinação serve para picapes que possuem cabine dupla e os automóveis classificados como SUVs.

Veja também:  Hyundai Creta 2020 - Especificações, Ficha Técnica

A princípio, por uma questão de viabilidade, a nova medida será válida somente para automóveis novos, os novos projetos. Contudo, a estimativa do Contran é de que até o ano de 2020 essa determinação passe a valer para todos os automóveis que sejam comercializados no Brasil.

O motivo o qual levou o órgão de trânsito brasileiro a adotar como obrigatório nos automóveis novos do Brasil, um sistema que é usado já na Europa, se deve ao fato de que esse sistema seja o mais seguro do mundo, naquilo que é indicado, que a fixação de assentos e cadeirinhas.

O sistema Isoflix é mais eficaz, pois ele é conectado diretamente na estrutura do automóvel, através de dois ganchos que são colocados na base dos assentos laterais do carro.

Veja também:  Kia Cerato 2020 - Ficha Técnica, Especificações

Atualmente no Brasil é lei transportar as crianças em cadeirinhas, contudo, elas são fixadas nos cintos de segurança, o que em caso de uma colisão mais severa pode acontecer que a cadeira se solte, ocasionando riscos à vida das crianças.

Sirlene Montes

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.