Rodas Esportivas – Dicas e Cuidados



Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve ter com as rodas esportivas de seu carro.

Os apaixonados por carros têm o costume de utilizar uma série de acessórios que, além de deixar o veículo mais estiloso e bonito, também servem para valorizá-lo, fazendo com que fique mais atraente para o caso de uma futura revenda.

Todos os veículos que saem das fábricas vão com as rodas tradicionais, que são em aço e que poderão ser incrementadas com a inclusão de calotas de diversos modelos, caso o dono queira. Fazer a troca das rodas tradicionais (de liga leve) pelas esportivas é quase sempre um dos primeiros passos para quem quer personalizar o carro.



As chamadas rodas de liga leve dão ao veículo uma estética diferenciada e tornam maior seu valor de mercado sendo, dessa maneira, um investimento muito bom.

Porém, antes de trocar as rodas do seu carro é fundamental ter em mente não só a questão estética, mas também pensar que o tamanho das rodas que vêm de fábrica e o tamanho das rodas esportivas que serão colocadas deve ser equivalente, pois caso contrário, poderão comprometer o desempenho do veículo e sua segurança, já que o carro deverá fazer um esforço maior para ter um bom desempenho.



Outra questão é que rodas muito grandes instaladas em veículos de pequeno porte, irão comprometer a potência do motor. No caso de pegar a estrada para uma viagem mais longa, essa mudança também comprometerá o conforto dos passageiros em função da instabilidade que causa no veículo, podendo resultar em graves acidentes.

Quando se adquire um jogo completo de rodas esportivas é fundamental comprar também um estepe que contenha as mesmas características e que traga parafusos equivalentes, considerando que as rodas de liga leve demandam parafusos de 10 milímetros de espessura, ao passo que as rodas de aço precisam de parafusos de apenas 3 milímetros.

Leia também:  Kia Rio 2019 - Novidades, Especificações

Além disso, é possível incluir o jogo de rodas esportivas na apólice de seguros. Mas, para isso, é importante fazer uma consulta com a seguradora.

A legislação do Brasil dá autorização para que sejam utilizadas rodas esportivas, desde que não passem a parte externa da lataria do carro. O descumprimento desta norma pode causar 5 pontos na carteira e uma multa no valor de R$ 127,69, além do recolhimento do veículo.

Iris Gonçalves

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.