Carros com Menor Custo de Manutenção



Ranking dos carros que apresentam os menores valores de manutenção.

Caso você esteja pensando em comprar um carro 0 km ou trocar de carro, saiba que o dinheiro desembolsado com o carro é só a principal despesa. Boa parte dos indivíduos acaba esquecendo que depois um tempo de utilização iniciam as despesas com manutenção, as quais acabam surpreendendo os proprietários que não se precaverem.

Com o intuito de facilitar para os consumidores, o Cesvi Brasil, Centro de Experimentação e Segurança Viária, realizou um ranking de quais são os valores de manutenção dos veículos mais comercializados no mercado nacional, segundo a Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Foi criado o IMV, Índice de Manutenção Veicular, para que pudessem ser classificados os veículos. O foco da ferramenta é que seja base para as seguradoras e os consumidores consigam comparar os veículos de uma certa categoria e então encontrar outros que tenham menor custo quando o assunto é manutenção.

Veja também:  Volvo XC40 T4 2019 - Características, Especificações Completas

Foi considerado pelo Cesvi Brasil, para cada um dos veículos, os equipamentos de rodagem (correias, embreagem, cabos, óleos, velas, ar-condicionado e filtros de óleo) e também os equipamentos de segurança (suspensão, pneus, palhetas de limpadores e freios), os quais precisam ser substituídos ao decorrer dos 100 mil primeiros quilômetros rodados, no plano de revisões que cada fabricante definem como obrigatórias.



A partir de então, foi apurado os valores de todas estas peças relacionadas, do valor cobrado pela mão de obra de cada uma das montadoras e então se chegou ao valor de manutenção para cada veículo para certo período. Os veículos tiveram uma escala de pontos que vai de 10 até 60. O IMV, quanto menor for, mais baixo será o custo para realizar a manutenção mecânica do modelo.

Veja também:  Ford Edge 2019 - Características, Lançamento no Brasil

Veja abaixo a lista dos 10 veículos com manutenção mais barata no mercado:

1º – Chevrolet CELTA 1.0 – Categoria Hatch compacto – IMV 20

2º – Fiat UNO 1.0 ou 1.4 – Categoria Hatch compacto – IMV 20

3º – Fiat FIORINO 1.4 – Categoria Furgão compacto – IMV 20

4º – Toyota ETIOS HATCH 1.5 – Categoria Hatch compacto – IMV 20

5º – Toyota ETIOS SEDAN 1.5 – Categoria Sedan compacto – IMV 20

6º – VW GOL 1.0 ou 1.6 – Categoria Hatch compacto – IMV 20

7º – VW VOYAGE 1.0 ou 1.6 – Categoria Sedan compacto – IMV 20

Veja também:  JAC J6 2018 - Especificações, Características

8º – Chevrolet CLASSIC 1.0 – Categoria Sedan compacto – IMV 21

9º – Fiat PALIO 1.0 – 1.4 – 1.6 – Categoria Hatch compacto – IMV 21

10º – Fiat GRAND SIENA 1.4 – Categoria Sedan compacto – IMV 21

Por Filipe Silva

Manutenção carros




Um comentário em “Carros com Menor Custo de Manutenção

  1. Neste quesito provavelmente não foi incluso o custo com manutenção por quebra e desgaste precoce das peças, nos primeiros 100.000km . Porque os primeiros da lista são problemáticos com quebra frequentes.

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.