Como Cuidar do Câmbio de Dupla Embreagem



Confira algumas dicas sobre o que não fazer se o seu carro possui câmbio de dupla embreagem.

O câmbio de dupla embreagem traz funcionalidades: transmissão eficiente e rápida, dividindo opiniões entre fãs e opiniões contrárias. Se você fizer uma pesquisa na internet por câmbio powershift, poderá ter uma amostra do que pensam as pessoas do mundo automotivo e, muito possivelmente, não serão apenas elogios.

Entretanto, não se pode negar que a transmissão automatizada de dupla embreagem é muito rápida, além de muito eficiente. A suavidade da mudança de marcha chama a atenção, além de apresentar muita versatilidade, podendo ser útil tanto em veículos compactos quanto em automóveis esportivos.

Veja também:  Novo Audi SQ7 2020 - Novidades


A marcha dupla funciona assim: uma das marchas em pares e rés e outra em ímpares. Sendo assim, quando o motorista dirige, não precisa atentar-se para a informação de qual delas está em operação. Entretanto existem alguns cuidados a serem tomados para que a caixa conserve bom funcionamento.

Ações que vão preservar as transmissões automatizadas de dupla embreagem

1. Não deixe o câmbio neutro

No caso de automóveis manuais, é comum pressionar a embreagem a fim de desacoplar as transmissões do motor. Os câmbios que possuem dupla embreagem executam esse feito com autonomia, justamente para evitar desgastes nos discos presentes na embreagem. Logo, não precisa colocar em ponto neutro quando o automóvel para.

Veja também:  Consórcio Yamaha 2019 - Como Fazer, Como Funciona


2. Mantenha o freio pressionado quando estiver em descidas

Num câmbio estilo manual, é possível obter o mesmo efeito de segurar o automóvel, através de acelerador e embreagem. Se o veículo estiver com o assistente de partida acionado, ele ficará parado por alguns segundos até que o acelerador seja acionado. Se você não fizer isso, a embreagem vai tentar por si só segurar o carro, super aquecendo o componente e desgastando prematuramente. Nas caixas que possuem marcha seca, não há a presença de óleo para fazer o resfriamento do motor, enquanto nas que sofrem imersão de óleo, a prática pode causar aceleração no processo de contaminar o óleo, por conta do desgaste avançado das embreagens.

Veja também:  Chevrolet Cruze 2020 - Novidades e Preço

Por Carolina B.

Câmbio de dupla embreagem

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.