Confira aqui a lista com os carros que mais consomem combustível segundo o Inmetro.
Você comprou um carro e está desconfiado de que ele anda consumindo muito? Ou está pensando em trocar de automóvel, mas o gasto com combustível é um fator decisivo para essa escolha?
Pois o Inmetro acaba de divulgar um ranking dos veículos que possuem o maior consumo no ano de 2017. Em sua 9ª edição para o levantamento desses, foram pesquisados 983 modelos que são fabricados por um total de 35 montadoras.
Após feita a análise da eficiência energética de cada modelo, o Programa Brasileiro para Etiquetagem Veicular, o PBEV, classificou cada carro em seis grupos distintos, de A até E. A etiquetagem é feita da mesma forma como ocorre com produtos eletrônicos e com eletrodomésticos, utilizando faixas de diversas cores.
Sendo assim, a faixa A é caracterizada por produtos mais eficientes e, por outro lado, a E sinaliza aqueles que têm o maior consumo em combustível. É importante ressaltar que a participação das montadoras para as pesquisas é voluntária.
Para o Inmetro, na faixa E, a cada 8,3 quilômetros percorridos em uma cidade, um carro pode consumir um litro de gasolina. Já na faixa A, um veículo de mesma categoria pode consumir um litro de combustível a cada 15,8 quilômetros que forem rodados.
Em outras palavras, se você dirigir 40 quilômetros a cada dia por um ano, os automóveis de etiqueta E poderão acrescentar um gasto em gasolina de até R$ 2.642 na comparação com veículos de etiqueta A. Esse cálculo teve uma base no preço médio de combustível na capital de São Paulo, conforme dados divulgados pela ANP, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível.
Ficou curioso para saber qual é o carro que mais gasta combustível? Primeiramente, é preciso saber que cada modelo foi listado de acordo com as seguintes categorias: esportivo, picape, minivan, fora de estrada, utilitário esportivo grande, utilitário esportivo compacto, extragrande, grande, médio e compacto.
Na categoria esportivo, o carro com maior gasto foi o Lamborghini Huracan 5.0- 40 V, que teve um consumo de 5,4 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada. Quanto à picape, a mais “gastadeira” foi a Chevrolet S10 2.8 de 16 V, modelo High Country com Cabine Dupla 4×4. Essa faz, na cidade, 8 km/l e na estrada 9,2 km/l.
Em minivans, entrou a Kia, com o Carnival 3.3 de 24 V EX. Na cidade, o modelo faz 6,5 km/l e na estrada 8,7 km/l. Na categoria “Fora de Estrada”, entrou o Troller T4 3.2 de 20 V XLT, fazendo 7,7 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada.
Dando sequência, o utilitário esportivo grande que ficou em primeiro lugar foi a BMW X5 3.0 de 24 V xDrive30D (9,1 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada); o utilitário esportivo compacto foi o Jeep Renegade 2.0 de 16 V Sport (9,4 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada); o extragrande foi o Ford Edge 3.5 de 24V Titanium (6,7 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada); e considerado grande, o Audi RSQ3 2.5 de 20 V (7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada).
O médio que mais consumiu combustível foi o Citroën DS 4 Turbo com motor de 1.6 e 16 V So Chic. Na cidade, esse fez 9,9 km/l e na estrada 12,4 km/l. Por fim, o compacto com maior gasto em gasolina foi da marca Fiat, o Novo Palio 1.6 de 16V e Sporting Dualogic. Em gasolina esse rodou na cidade 9,9 km/l e na estrada 11,6 km/l.
Para quem quiser visualizar as outras posições, pode acessar o site http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx. Lá está disponível a tabela completa feita pelo Inmetro com todos os veículos participantes.

Kellen Kunz