Denatran exigirá alteração na Documentação de Motos com Baú





Novas regras passarão a valer a partir de 27 de maio de 2017.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) acaba de publicar a portaria 60/2017, que altera a 64/2017, visando dispor sobre modificações permitidas em veículos. Desta vez os motoristas de motocicletas devem ficar alerta, já que a portaria parece apresentar um novo problema: já que no item 17 a instituição agora exige alteração na documentação de qualquer moto que utilize “dispositivos de transporte de carga”. Ou seja, daqui pra frente o uso de baús, alforjes ou bauletos em motocicletas deve ser autorizado, caso contrário será ilegal. As novas regras estarão válidas a partir de 27 de maio.

O Conselho ainda explica ao final do artigo que os “dispositivos de carga” descritos se enquadram em qualquer equipamento tipo grelha ou baú. Entretanto, em parte alguma o Contran deixa claro o motivo da nova exigência e nem se os baús pequenos, os mais comuns de serem vistos em motos, também serão ilegais se não contarem com a alteração nos documentos.

Veja também:  Aumento no Preço do Toyota Corolla 2018

Motos que utilizam carga devem ser regulamentadas

Tal informação da nova proibição está causando muito tumulto e opiniões diversas sobre o assunto. Os motoristas de motocicletas parecem não terem gostado da nova exigência da portaria, principalmente pelo fato do Denatran não ter especificado o motivo de tais alterações. O Denatran, em contrapartida, respondeu recentemente dúvidas de alguns motoristas informando que a exigência vale para motos que utilizam baús no local do passageiro. Isto porque o uso de carga no local do passageiro configura um veículo que transporta carga e estes sim devem ter sua documentação alterada a partir do dia 27 de maio.





Se você é um motorista de motocicletas, fique tranquilo. As alterações na documentação são exigidas somente para motos que transportem cargas com regularidade.

Veja também:  Carros Hatches Pequenos Mais Vendidos no 1º Semestre de 2017

Para quem quer saber mais detalhes, os anexos com as informações desta portaria estão disponíveis no portal: www.denatran.gov.br. As novas exigências entram em vigor em 30 dias, sendo contados a partir da data de publicação da portaria.

Miriã Marconi



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.