Apesar da forte crise econômica, os números divulgados para as vendas de carros novos no país, no último mês de março, mostraram um ligeiro alívio. Algo em torno de 6%. Diante do quadro de estagnação, com queda na produção e com os pátios das montadoras lotados pelas unidades que o mercado brasileiro não conseguiu absorver nos últimos meses, esta notícia traz um pouco de alívio.
Mesmo com um pequeno suspiro de bonança, muitos preferem apostar na recuperação do setor; outros são mais cautelosos e dizem que o pequeno acréscimo das vendas (em torno de 180.000 unidades), foi proporcionado por um mês com mais dias úteis e que se colocado na ponta do lápis, a quantidade de carros vendidos por dia não ultrapassou a média diária dos outros meses (quase 8.000 diários).
Apesar das discordâncias, o fato é que durante esse último mês de março, a indústria automobolística nacional se sobressaiu sobre as principais marcas importadas em termos de preferência dos brasileiros.
Nesta queda de braço, as marcas nacionais se sucederam no ranking dos modelos mais vendidos, sendo que a Chevrolet foi a que mais se destacou no cenário de vendas. O seu modelo, o Onix , bateu de longe o seu concorrente, o HB20, da Hyundai, e fechou março com cerca de quase 15.000 unidades vendidas, contra pouco mais de 10.500 unidades de seu concorrente estrangeiro para a mesma categoria.
Na terceira posição temos o novo Ford Ka, que bateu seu rival mais próximo, o Sandero da Renault, deixando o mesmo na quarta posição. Em quinto, temos aquele que já foi o grande campeão de vendas no Brasil, o Gol da Volkswagen, com cerca de 6.000 unidades vendidas e em sexto, novamente um campeão da GM, o Prisma.
O fato é que as marcas importadas caíram um pouco do gosto do consumidor brasileiro neste último mês. Para exemplificar, temos o Corolla da Toyota em sétimo lugar no ranking e o Voyage da Volkswagen ficou em oitavo lugar, acompanhado do utilitário da Fiat, o Strada em nono e novamente outro utilitário da montadora fechou o décimo lugar, o atual Toro.
Seguindo na colocação, o fato é que as marcas importadas fecham os 15 modelos mais vendidos neste mês de março. Começando com o Renegade, da Jeep, em décimo primeiro lugar, seguido dos modelos da Peugeot, Citroen, Mitsubishi, Mercedes Benz e Audi, todos nesta ordem para fechar a lista de carros comercializados nas concessionárias do país.
Emmanoel Gomes
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais