Compra de Peças Automotivas – Dicas e Cuidados



Confira aqui algumas dicas para comprar peças automotivas de qualidade.

O bombardeio de informações da mídia sobre as carnes contaminadas que estavam sendo vendidas como carnes boas para o consumo humano, fez muita gente refletir sobre tudo aquilo elas compram para dentro de casa. Outra questão polêmica é sobre a qualidade do material dos carros que usamos no dia a dia, seja para trabalho ou passeio, bem como suas peças de reposição.

O famoso recall para substituição de peças, ainda na garantia, por parte de algumas montadoras, se tornaram constantes e nem alguns modelos caros de luxo escaparam da convocação. O que mais impressiona as pessoas é que, na maioria das vezes, os recalls são para reparo de alguma peça relacionada a segurança dos passageiros, como airbag, sistema de freios ou cintos de segurança. Sem falar em algumas peças mal feitas que podem provocar incêndios sem não forem trocadas com a máxima urgência.



Em se tratando da compra de peças para o seu carro, a coisa complica ainda mais, pois o mercado paralelo de peças falsificadas que são vendidas como originais não está no gibi e o mais lesado é o consumidor, que em grande parte, não sabe diferenciar uma peça original da falsificada.

Devido a pouca fiscalização por parte do governo, o mercado de peças automotivas de segunda linha vem crescendo assustadoramente e o ideal é sempre levar o mecânico de confiança na hora de comprar uma peça para o carro.



Outra dica importante é sempre exigir a peça original, que pode até ser um pouco mais cara, mas a durabilidade é bem maior do que outra paralela. Geralmente peças pertencentes ao mercado paralelo são bem mais baratas do que as originais que a montadora recomenda o uso e por isso as pessoas optam pela compra das mesmas, mas se esquecem que a durabilidade é bem menor e o risco de danos é grande. As concessionárias até vendem peças originais, mas cobram um preço exorbitante por elas e o consumidor pode optar pelas casas de peças mais conhecidas e de referência no mercado.

Leia também:  Renault Sandero 2020 - Possível Reestilização e Nova Traseira

Mais um dica bacana é sempre exigir comprovante de garantia da peça, além de comprar peças originais ou de marcas conhecidas no mercado e pelos mecânicos, que podem dizer se a peça é boa ou não.

Em se tratando de carros, nem sempre o mais barato é o mais viável. Atenção e muita calma na hora da compra de alguma peça para seu veículo.

Rodrigo Souza de Jesus

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.