Confira aqui o tempo estimado para pode dirigir após beber.
Dirigir depois de beber não é apenas uma atitude irresponsável do condutor, é também muito perigosa uma vez que ele não está colocando em risco apenas sua vida, mas também a vida de outros motoristas e transeuntes. De acordo com dados levantados em algumas pesquisas, a cada cinco acidentes de trânsito, um é provocado por quem ingeriu bebida alcoólica.
É interessante observar que a quantidade de bebida não importa. Para se ter ideia apenas uma latinha de cerveja já é capaz de provocar alterações que podem envolver do reflexo a velocidade de resposta dos movimentos do condutor.
De qualquer forma, é bom observar que tanto a absorção quanto a eliminação da bebida alcoólica vai depender de cada pessoa, de como organismo dela consegue metabolizar o álcool. Durante a primeira hora o organismo consegue absorver até 90% do álcool ingerido. Porém, a eliminação total pode demorar até 12 horas para ocorrer.
Entretanto, é interessante considerar que a eliminação vai depender de diversos aspectos. Entre eles: da quantidade de álcool que foi ingerida, do peso da pessoa, do sexo e claro, da capacidade de metabolismo.
No meio disso tudo tem algo curioso: Não é apenas o álcool que pode fazer com que a pessoa seja parada em uma blitz. Diversas outras substâncias podem acabar interferindo nos resultados apontados pelo bafômetro. Entre elas está o enxaguante bucal, já que contém uma boa concentração de álcool.
Mas nesse caso a concentração vai caindo até desaparecer cerca de 15 minutos depois. No caso do vinho e da cerveja ela não cai, pelo contrário, aumenta.
Sem contar os perigos no trânsito o álcool também provoca problemas na saúde especialmente se o tempo estiver quente.
Com as temperaturas altas, o corpo perde mais água devido ao suor, se a pessoa ingerir bebidas a perda de líquido aumenta já que há a eliminação pela urina.
Quem não se cuida repondo o líquido corporal pode acabar desidratado.
Outros problemas ocasionados pelo álcool é o agravamento ou a provocação de determinadas doenças como anemia, impotência, gastrite e cirrose.
Com isso, deixe para pegar no volante depois de ter dado tempo para metabolizar o álcool e se hidrate enquanto bebe. Pode ajudar não apenas na eliminação, mas também diminuir os efeitos da terrível ressaca.

Por Denisson Soares