Suspensão da Carteira de Motorista – Aumento no Tempo

  

Tempo mínimo de suspensão da CNH subiu de 1 mês para 6 meses.

Para aqueles motoristas que estão, ao poucos, acumulando pontos na carteira nacional de habilitação (CNH), temos uma notícia pouco animadora. O tempo mínimo de suspensão da CNH para quem atinge vinte pontos ou mais passou de 1 para 6 meses em novembro do ano passado, o que pode pegar muita gente de surpresa.

A mudança no prazo foi feita na mesma época em que todas as multas de trânsito tiveram reajuste, além de diversas alterações no código de trânsito brasileiro, que ficou mais rigoroso para aqueles que insistem em infringir a lei. Lembrando que o prazo máximo para o motorista que acumulou 20 pontos ou mais na CNH continua sendo de 1 ano de suspensão e ainda não há previsão de alteração desse prazo.

Veja também:  Kia Sportage 2018 - Características, Especificações

Caso o motorista volte a atingir essa pontuação novamente dentro do prazo de 1 ano, a pena mínima passou de 6 para 8 meses e a máxima continua de 24 meses.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o motorista só será penalizado pelas novas regras se ele adquirir pontos na CNH depois do dia primeiro de novembro de 2016, que foi a data efetiva da alteração na lei. Ainda segundo o órgão, existe um prazo entre o cometimento da infração e a perda de pontos na carteira de motorista que pode levar até dois meses, o que fez que muitos motoristas ainda não fossem submetidos as novas regras.




O motorista pode consultar a pontuação em sua CNH no site do Detran onde a mesma foi expedida. Dependendo do estado, como São Paulo, caso o condutor faça o cadastro no site do DETRAN e autorize o envio de mensagem de texto para o celular, ele é notificado por SMS quando a sua carteira atinge entre 12 e 19 pontos.

Veja também:  Fim do Renault Fluence no Brasil

Quando a carteira de motorista é suspensa, o motorista recebe via correios uma notificação do DETRAN, informando sobre o acontecido, mas para isso, o condutor sempre deve manter os dados cadastrais atualizados no sistema. Caso o motorista não concorde com a suspensão, o mesmo poderá recorrer junto ao órgão, pessoalmente, dentro do prazo de 30 dias do recebimento do comunicado de suspensão. É bom ficar atento para evitar estresse, dor de cabeça, perda de tempo e gastos desnecessários.

Rodrigo Souza de Jesus






Um comentário em “Suspensão da Carteira de Motorista – Aumento no Tempo

  1. Adir Carvalho da Silva

    - Editar

    Responder

    evitar estresse, dor de cabeça, perda de tempo e gastos desnecessários.
    O proposito é arrecadar mais e mais….

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.