Um financiamento, seja ele para carro, imóvel ou qualquer outra coisa, exige muita atenção para "não meter os pés pelas mãos".
Comprar à vista é uma ótima oportunidade para economizar um dinheiro, mas e se estiver difícil para juntar? Um financiamento ajuda! Principalmente se, como se diz por aí, está com o "nome limpo". Este termo muito usado se refere ao fato de não estar devendo e ter o nome constando como devedor no SPC/Serasa. Nesta categoria se enquadra estar sendo protestado, ter cheques sem fundos, ações judiciais, participação em empresa falida e até outros tipos de dívidas.
Algo muito importante que se deve ter em mente quando for procurar um financiamento é que a quantidade de parcelas determina o quanto você vai pagar a mais em juros, ou seja, comprando algo em 12 vezes, por exemplo, a quantidade de juros será menor do que comprar o mesmo produto em 24 vezes. Neste exemplo, o valor da parcela fica maior quando dividido em menos parcelas e o valor da parcela menor quando dividido em mais parcelas, mas o juros pago sempre é maior quando o financiamento é mais "prolongado".
Uma outra coisa que pode influenciar bastante no valor final do financiamento é o valor pago de entrada. Quanto maior o valor de entrada, menor o valor para financiar em prestações, consequentemente, menos juros será pago.
Os tipos de financiamento podem variar com o produto que está sendo comercializado e uma boa pesquisa de mercado deve ser feita para ver qual a melhor opção. Usando o exemplo de compra de carro, o chamado "leasing" pode ser uma boa opção. Neste caso o veículo fica no nome do banco até o fim do pagamento e após este término, o cliente pode optar em devolver a compra. As desvantagem são os juros, que são um pouco maiores do que em um financiamento convencional e também o fato de que o bem não pode ser vendido até a sua quitação.
O consócio é uma maneira de financiar e não ter pressa de ter aquele bem, pois só é entregue ao final do pagamento da última parcela ou através de um lance, onde a quitação da dívida ocorre.
Por fim, o CDC, que significa crédito direto ao consumidor, é o mais encontrado em bancos, lojas e comércios em geral. Neste caso, o bem adquirido, seja carro, casa ou apartamento, é entregue logo após a finalização da negociação.
Lembre-se, pesquisar as menores taxas de juros e a confiabilidade da instituição serão sempre o melhor caminho para uma compra tranquila.
Por: Fernando Dias
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais