Prazo de Validade do Pneu Estepe do Carro





Mesmo em bom estado, pneu estepe tem prazo de validade. Saiba aqui se já está na hora de trocar o estepe de seu carro.

Tem muito automóvel rodando por aí com o pneu estepe vencido e seus proprietários nem se dão conta disso. Na verdade, isso acontece somente pelo fato de o estepe nunca ter sido usado, dessa forma muitas pessoas pensam que ele se encontra em boas condições e por isso não há problema algum. Porém, o problema não está no fato de o estepe ter sido ou não usado, mas sim, existe problema quando ele tem o prazo de validade vencido, o que pode causar risco de acidentes quando usado.

É muito comum na venda de automóveis usados, o vendedor apresentar o estepe original do carro como uma vantagem para o comprador. Na realidade oferecer o estepe original do veículo pode ser uma vantagem sim, contanto que ele não tenha mais de cinco anos de rodagem. Pois um pneu sobressalente é mais que um item, ele é muito importante.

Veja também:  Chevrolet Montana 2018 - Lançamento e Novidades

Todo pneu possui um tempo estipulado chamado de vida útil e ainda que esse pneu nunca tenha sido utilizado, se o tempo de validade estipulado pelo fabricante passar, o seu uso não é aconselhável.

Geralmente as fabricantes de pneu, baseadas em diversos testes, estipulam o prazo de cinco anos e é recomendando como medida de segurança que após esse tempo, usado ou não, o pneu seja descartado.





Um pneu fica gasto não só pelo seu uso, que o coloca em contato com o solo e assim com o tempo ele se degrada pelo uso, mas mesmo estando parado no porta-malas ou na traseira do carro. Muitos fatores contribuem para esse desgaste, sendo eles a temperatura, umidade, luz do sol e outros fatores, que resultam em rachaduras, ressecamento, endurecimento, características que ao olhar nem são tão evidentes, mas comprometem o bom funcionamento do pneu, podendo ocasionar na sua ruptura, gerando acidentes de diversas gravidades.

Veja também:  Aumento no Preço do Toyota Corolla 2018

Os pneus vêm da fábrica com uma inscrição na parte lateral, que se caracteriza por quatro números, que significam a semana (dois primeiros números) e o ano em que foi fabricado (dois últimos números).

Diante disso o recomendado é que os condutores verifiquem essa inscrição em seus pneus sobressalentes e em caso de já se passarem cinco anos, eles sejam descartados e substituídos, pois nunca se sabe quando eles serão necessários.

Sirlene Montes



3 comentários em “Prazo de Validade do Pneu Estepe do Carro

  1. Pelo que entendi, o pneu estocado nas lojas também tem validade, assim a data de validade deveria vir,
    obrigatoriamente, por força de Lei, de forma destacada e bem visível nos pneus novos.

  2. Pércio Guimarães Schneider

    - Editar

    Responder

    Pneus não tem prazo de validade, e sim prazo de garantia. A maioria das marcas estabelece 5 anos de garantia, já a Continental tem oferecido 7 anos.
    O Inmetro, que regulamenta a reforma de pneus em todo o país estabelece por meio da Portaria 554/2015, em seu artigo A.3.7 que um pneu pode ser reformado com até 7 anos de fabricação, acima, portanto, do prazo habitual de garantia. E deve-se considerar que, se reformado às vésperas de completar essa idade, ainda será utilizado por algum tempo além dos 7 anos de idade, e tudo dentro do que estabelece a legislação.
    Por favor, não divulgue informação incorreta

  3. Mito. Para um pneu (cheio), protegido do sol e chuva, começar a ressecar, precisa de no mínimo 15 anos. Pode ser que não vá durar o mesmo que outro mais novo em termos de quilometragem, porém dizer que em 5 anos está comprometido, é uma enganação .

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.