Mesmo em bom estado, pneu estepe tem prazo de validade. Saiba aqui se já está na hora de trocar o estepe de seu carro.
Tem muito automóvel rodando por aí com o pneu estepe vencido e seus proprietários nem se dão conta disso. Na verdade, isso acontece somente pelo fato de o estepe nunca ter sido usado, dessa forma muitas pessoas pensam que ele se encontra em boas condições e por isso não há problema algum. Porém, o problema não está no fato de o estepe ter sido ou não usado, mas sim, existe problema quando ele tem o prazo de validade vencido, o que pode causar risco de acidentes quando usado.
É muito comum na venda de automóveis usados, o vendedor apresentar o estepe original do carro como uma vantagem para o comprador. Na realidade oferecer o estepe original do veículo pode ser uma vantagem sim, contanto que ele não tenha mais de cinco anos de rodagem. Pois um pneu sobressalente é mais que um item, ele é muito importante.
Todo pneu possui um tempo estipulado chamado de vida útil e ainda que esse pneu nunca tenha sido utilizado, se o tempo de validade estipulado pelo fabricante passar, o seu uso não é aconselhável.
Geralmente as fabricantes de pneu, baseadas em diversos testes, estipulam o prazo de cinco anos e é recomendando como medida de segurança que após esse tempo, usado ou não, o pneu seja descartado.
Um pneu fica gasto não só pelo seu uso, que o coloca em contato com o solo e assim com o tempo ele se degrada pelo uso, mas mesmo estando parado no porta-malas ou na traseira do carro. Muitos fatores contribuem para esse desgaste, sendo eles a temperatura, umidade, luz do sol e outros fatores, que resultam em rachaduras, ressecamento, endurecimento, características que ao olhar nem são tão evidentes, mas comprometem o bom funcionamento do pneu, podendo ocasionar na sua ruptura, gerando acidentes de diversas gravidades.
Os pneus vêm da fábrica com uma inscrição na parte lateral, que se caracteriza por quatro números, que significam a semana (dois primeiros números) e o ano em que foi fabricado (dois últimos números).
Diante disso o recomendado é que os condutores verifiquem essa inscrição em seus pneus sobressalentes e em caso de já se passarem cinco anos, eles sejam descartados e substituídos, pois nunca se sabe quando eles serão necessários.

Sirlene Montes
Ora essa. Já ia descartar meu estepe que é zero Km. Nunca usei desde que comprei o carro zero. E então o que devo fazer: ir ai INMETRO? Na loja de pneus talvez afirmem que devo descartar. “E agora, José?”
E agora? Validade ou garantia?
A Bridgestone diz que é garantia (na falta da nota fiscal ) mas o SEU gerente geral diz que é validade!
A pirelli também dia que é garantia!
O meu por exemplo já excedeu cinco anos da fabricação mas esta na garantia da loja. !!!
Pelo que entendi, o pneu estocado nas lojas também tem validade, assim a data de validade deveria vir,
obrigatoriamente, por força de Lei, de forma destacada e bem visível nos pneus novos.
Pneus não tem prazo de validade, e sim prazo de garantia. A maioria das marcas estabelece 5 anos de garantia, já a Continental tem oferecido 7 anos.
O Inmetro, que regulamenta a reforma de pneus em todo o país estabelece por meio da Portaria 554/2015, em seu artigo A.3.7 que um pneu pode ser reformado com até 7 anos de fabricação, acima, portanto, do prazo habitual de garantia. E deve-se considerar que, se reformado às vésperas de completar essa idade, ainda será utilizado por algum tempo além dos 7 anos de idade, e tudo dentro do que estabelece a legislação.
Por favor, não divulgue informação incorreta
entendo os cinco anos como prazo da garantia …quanto a validade quem estabeleçe é o bom senso do usuário.
Mito. Para um pneu (cheio), protegido do sol e chuva, começar a ressecar, precisa de no mínimo 15 anos. Pode ser que não vá durar o mesmo que outro mais novo em termos de quilometragem, porém dizer que em 5 anos está comprometido, é uma enganação .