IPVA Ceará 2017 – Alíquotas e Pagamento

  

Confira aqui as alíquotas e como fazer o pagamento do IPVA CE 2017.

No dia 29 de dezembro de 2016, a Secretaria da Fazenda do Ceará divulgou as datas bem como as regras do Imposto sobre a Propriedade de Veículos, o IPVA 2017. Um dos principais destaques foi o IPVA de veículos de baixa potência, haja vista que o imposto para tais veículos será, em média, 6,43% mais barato que o valor do IPVA em 2016 para o mesmo tipo de automóvel. Tais veículos vêm contando com reduções no IPVA, sendo que em 2016 a redução média foi de 4,01%.

Um detalhe muito importante é que, pela primeira vez, o valor da alíquota a ser paga foi estabelecido a partir da potência do veículo. Anteriormente, tal alíquota era de 2,5% para todos os veículos. Com as novas regras estabelecidas, tal valor se manteve para os automóveis com até 100 cavalos-vapor (considerados de baixa de potência), passou a ser de 3% para os automóveis com potência entre 100 e 180 cv e 3,5% para aqueles acima de 180 cv.

Veja também:  JAC T20 2018 - Preço e Ficha Técnica

Além disso, é importante destacar que a mesma regra será estabelecida para as motocicletas, sendo que na regra anterior a alíquota era de 2% para esta categoria. A alíquota se manteve para as motos de até 125 cilindradas, sendo que tal alíquota pode cair para 1% caso a moto não tenha multas. Já as motos com potência entre 125 e 300 cc contam com alíquota de 3%, enquanto que motocicletas acima de 300 cc ficam com 3,5%.




Estarão isentos do pagamento do IPVA 2017 no Estado do Ceará os seguintes veículos: micro-ônibus, veículos cujos donos são deficientes físicos, vans, topics e ônibus intermunicipais responsáveis por transporte público, máquinas agrícolas e de terraplenagem, táxi e mototáxi, veículos com mais de 15 de fabricação, veículos com potência menor que 50 cilindradas, ônibus urbano e metropolitano, além dos veículos de corpo diplomático.

Veja também:  Novo Subaru Ascent 2018

Para quem deseja ainda mais desconto, saiba que existe a opção do pagamento da parcela única, que pode ser feita até 31 de janeiro e oferece desconto de 5% no valor do IPVA. Os que optarem pelo parcelamento deverão efetuar o pagamento em cinco parcelas, com vencimento no dia 10 dos meses de fevereiro a junho. É importante destacar que o valor das parcelas não pode ser menor que R$ 50,00.

Por Bruno Henrique






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.