IPVA Alagoas 2017 – Descontos e Como Pagar

  

Saiba aqui como pagar e o valor dos descontos no IPVA 2017 de Alagoas.

Os motoristas alagoanos podem quitar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) com desconto, no caso, o tributo fica até 20% mais barato em relação ao ano passado, segundo informações do Sefaz (Sigla para Secretaria da Fazenda). Lembrando que o pagamento do imposto pode ser parcelado em até seis vezes.

O secretário de Fazenda, George Santoro, explica em artigo na página da Secretaria, que a medida visa realizar “reajustes fiscais” e “movimentar a economia” no Estado. De acordo com ele, essa redução no imposto traz “poder de compra” ao motorista e até pode contribuir para melhora no comércio de automóveis.

Veja também:  CNH Social Gratuita - Onde e Como Fazer

Os boletos para pagamento serão gerados a partir do dia 16 de janeiro de 2017. Cada final de placa tem uma data de vencimento para quitar o tributo. Outras informações, acesse: https://apl03.sefaz.al.gov.br/ipvaonline/.

Ainda é importante destacar que o valor a ser pago pelo cidadão varia de acordo com a marca, modelo e ano do carro. É importante ressaltar que carros com mais de 15 anos de existência não geram cobrança do imposto. Além disso, os motoristas que adquiriram carros novos têm a comodidade de parcelar o IPVA ainda na loja/concessionária.

O que acontece se o IPVA não for pago?

Quem estiver com o imposto em atraso pode enfrentar situações complicadas como o risco de ter o carro apreendido por policiais durante fiscalizações nas rodovias, por exemplo. Nesse caso, o veículo segue para o pátio do Detran e o motorista paga uma diária, enquanto o carro estiver por lá – o que pode custar bem caro. Além desses valores, saiba que a pessoa ainda tem de pagar pela dívida em atraso, para poder circular com o carro nas vias.

Veja também:  Fiat Doblo 2018 - Ficha Técnica, Preços



E se o cidadão não tirar o carro do pátio? Nesse caso, o veículo pode ir a leilão, de acordo com o previsto na legislação atual. Não quitar o tributo também acarreta inclusão do nome da pessoa aos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Seguro obrigatório e licenciamento

O início de ano também é uma data propícia para pagar o DPVAT (Danos Pessoais acusados por Veículos Automotores de via Terrestre), seguro obrigatório que garante assistência a vítimas de acidentes de trânsito. Para saber mais, clique em: http://www.detran.al.gov.br/educacao-1/seguro-dpvat.

Além desse custo, o cidadão ainda precisa pagar o licenciamento do veículo, uma vez ao ano. Esse documento é obrigatório e deve estar em dia. O motorista que não estiver com o licenciamento regularizado e for abordado por agentes de trânsito ou policiais, está sujeito a multas.

Veja também:  Nova Fiat Strada será lançada em 2019

Por Letícia Veloso






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.