Confira aqui calendário de pagamento do IPVA 2017 no estado de Tocantins.
Já está disponível para consulta o calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 no estado do Tocantins. De acordo com as informações apresentadas pelo governo, as alíquotas são as mesmas usadas em 2016. Elas oscilam entre 1,25% e 3,5%. Os vencimentos acontecem já a partir de fevereiro.
No caso do vencimento com parcela única, no qual há um desconto de 10%, o calendário marca o início para o dia 15 de fevereiro. Aqui são considerados os veículos que tem placas que terminam com o final 1 e 2. Seguindo as informações do calendário o último vencimento do tributo está marcado para o dia 14 de junho de 2017 para os veículos cujas placas terminam em 9 e 0.
Para o caso de parcela única sem o desconto, o calendário terá início no dia 15 de maio (placas finalizando em 1 e 2) e terminam no dia 15 de agosto com as placas que finalizam em 0 e 9.
Além dessas alternativas, os valores do IPVA 2017 também poderão ser pagos divididos em até 4 parcelas. Os boletos para o pagamento do tributo podem ser retirados do próprio site da Sefaz.
Cálculo
O cálculo do IPVA 2017 pode ser feito tomando o valor venal do veículo. Para isso a Sefaz irá considerar o preço que foi disponibilizado na tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela Fipe.
A tabela com os valores venais pode ser conferida via internet por meio deste link.
Conforme consta, as alíquotas do IPVA para cada categoria em específico são as seguintes: Para os veículos terrestre usados para transportar passageiros e cargas tais como ônibus, caminhão e cavalos mecânico são de 1,25%. Para os veículos aquáticos e aéreos de 2%.
A alíquota de 2,5% é considerada para os veículos automotores de passageiros. Essa mesma alíquota também é aplicada para motocicletas e ciclomotores que sejam equipados com um propulsor de até 180 cm3 de cilindrada.
Para se fazer o cálculo é preciso primeiro se localizar o modelo e ano do veículo na tabela Fipe para então saber seu valor venal:
Exemplo:
Valor do veículo – R$20.050
Alíquota de 2%
O cálculo seria: 20.050×0,02= 401.O valor obtido é o que será cobrado como IPVA.

Por Denisson Soares