IPVA 2017 no ES – Calendário de Pagamento e Alíquotas

  

Veja aqui as alíquotas e o calendário de pagamento do IPVA 2017 no Espírito Santo.

Já divulgado pelo Governo do Estado do Espírito Santo o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2017, que traz novidades para os contribuintes. No ano que vem, o IPVA poderá ser parcelado em até quatro vezes, além da conhecida opção de ter 5% de desconto para pagamento à vista.

O ano de 2017 será o primeiro em que o Imposto poderá ser pago em quatro parcelas, já que neste ano de 2016 a Sefaz (Secretaria do Estado da Fazenda) dava a opção de até duas cotas para pagamento. O prazo maior para 2017 está de acordo com a Lei 10.570/2016, que tem como autor Bruno Lamas, Deputado Estadual e que teve a sanção do Governador Paulo Hartung, em agosto de 2016.

Veja também:  Promoção do Renault Oroch - Desconto de até R$ 13 Mil

O objetivo de estender o prazo é de diminuir e coibir a inadimplência, principalmente por conta do período em que o País está passando com alto índice de inadimplência e de crise financeira.

Divulgada na quarta-feira, dia 14 de dezembro, no Diário Oficial do Espírito Santos, a programação apresenta que os proprietários de veículos automotores com placas finais entre 1 e 5 serão os primeiros a serem cobrados. Para estes o pagamento inicia em 12 de abril e se a opção for parcelar em quatro prestações, a última vencerá apenas em 12 de julho.

Mas quem possui ônibus ou caminhão, as datas são diferentes. As cotas têm vencimento para início em março e poderão ser parceladas em, no máximo, duas vezes.

Veja também:  Fim do Renault Fluence no Brasil



Apesar da opção de dividir em até quatro vezes, a sugestão para o contribuinte que tiver o dinheiro em mãos é pagar à vista, já que com isso ganhará um desconto de 5% sobre o valor total.

O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é calculado sobre o valor de mercado do veículo, de acordo com a Tabela FIPE, instituída pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Dentro de um total de 1,74 milhão de veículos, cerca de 1,3 deverá fazer o pagamento do IPVA. Os outros contam com mais de 15 anos de sua fabricação e estão isentos do tributo.

Foi útil para você? O que achou? Deixe seu comentário sobre sua opinião e experiências sobre o tema.

Veja também:  Multas para Ciclistas e Pedestres

Kika Akita






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.