IPVA 2017 em SP – Tabela de Valores Venais

  

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ficará 4,8% mais barato em 2017.

No dia 29 de novembro, a Secretaria da Fazenda divulgou os novos valores do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Acredita-se que o valor ficará, em média, 4,8% mais em conta. Os preços variam de acordo com a categoria de cada veículo.

Mas como realizar esse cálculo? Veja abaixo como realizar:

  1. Descubra o valor venal do veículo.
  2. Em seguida, aplique a porcentagem de 4%
  3. Por exemplo: se o valor venal é de 20.050 e a alíquota de 4%, você deve fazer a seguinte conta: 20.050 x 0,04. O resultado é de R$ 802, que será o valor a ser pago de IPVA
Veja também:  Bancos do Carro - Cuidados e Como Tirar Manchas

Não houveram mudanças nas alíquotas dos impostos. Sabe-se que quem possui veículos a gasolina ou biocombustíveis; bem como picapes duplas pagarão 4% do valor venal; já quem utiliza eletricidade, gás, álcool ou combustíveis combinados tem 3% de alíquota. Os menores valores ficam por conta dos utilitários simples (motocicletas, micro-ônibus, ônibus e quadriciclos), que recolhem apenas 2%. Por último, os caminhões, com 1,5%.

O calendário, que já está definido, começa com pagamentos à vista (com desconto de 3%) ou da primeira parcela, no mês de janeiro, começando no dia 9 e indo até o dia 20, sendo as demais para fevereiro e março, sempre de acordo com o número final da placa do veículo automotor. Mas, quem preferir quitar só em março, não fará uso do desconto.

Veja também:  Renault Kwid - Resultado do Teste de Colisão da Latin Ncap

Não se pode esquecer de fazer o pagamento do DPVAT, seguro obrigatório, por inteiro, junto com a parcela única ou a primeira. Só pode parcelar o seguro quem possui vans, micro-ônibus ou ônibus e motos.




Para realizar o pagamento do IPVA e do DPVAT o proprietário deve ir até uma agência bancária que tem credenciamento com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor – RENAVAM em mãos, podendo ser realizado tanto no Caixa, quanto nos terminais de atendimento ou até mesmo pela Internet.

A Secretaria da Fazenda iniciará o envio de avisos de vencimentos a partir da segunda quinzena do mês de dezembro de 2016, aos proprietários dos veículos que estão registrados no DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, de São Paulo.

Veja também:  Honda HR-V 2018 - Versões, Características

O que achou do nosso artigo? Conte-nos sua opinião e experiências sobre o assunto!

Kika Akita






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.