Aplicativo do Denatran dará Desconto em Multas





Aplicativo SNE, lançado pelo Denatran no dia 1° de novembro, dá descontos em multas de trânsito pagas pela internet.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) lançou na terça-feira, dia 1° de novembro de 2016, um aplicativo de celular que permite o pagamento de multas de trânsito pela internet com um desconto de 40%.

Além disso, segundo o que divulgou o órgão, o app, que se chama SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), terá outra importante função, que é aprimorar a troca de informações e dados relacionados a violações no trânsito entre diversos órgãos fiscalizadores, tanto federais como estaduais.

Contudo, de acordo com o que o próprio Denatran destacou, um dos princípios básicos para que o aplicativo seja amplamente utilizado é a realização de notificações eletrônicas por parte de todos os órgãos responsáveis por autuações e conduções.

Veja também:  Volkswagen Polo 2018 - Novidades e Características do novo modelo

Dessa forma, como várias entidades reguladoras e os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) de algumas Unidades da Federação ainda não utilizam sistemas de notificações eletrônicas, ainda não é possível fazer essa “unificação” de dados.





Nesse sentido, o Ministério das Cidades divulgou que tanto os departamentos estaduais de fiscalização de trânsito como outras organizações que têm funções similares ainda estão passando por um processo de adequação em relação ao uso dessa nova ferramenta.

Lançado oficialmente na manhã de terça-feira (1°), o SNE ainda tem algumas restrições. Em relação ao pagamento das multas em si, só é possível receber o desconto de 40% quando o motorista se dispuser a pagar a infração prontamente, já que, em casos onde o infrator recorrer, o “benefício” é automaticamente perdido.

Veja também:  Volkswagen Up 2018 - Principais Novidades

Outra restrição do Sistema de Notificação Eletrônica é em relação aos smartphones que poderão utilizar o app. Inicialmente, o SNE será disponibilizado apenas para quem utiliza os sistemas operacionais Android e iOS.

No primeiro caso, é possível fazer o download da aplicação na loja PlayStore. Já para quem utiliza o iOS, o SNE pode ser adquirido na loja da Apple, a AppStore. A intenção do Denatran é disponibilizar outras alternativas em relação a esse aplicativo na medida em que o seu uso for se tornando comum, tanto pelas entidades como pelos motoristas de todo o país.

Essa nova ferramenta chega exatamente no momento em que os valores das multas de trânsito foram revisados, sendo que as novas taxas começaram a ser cobradas no início de novembro. Algumas infrações sofreram grandes elevações, como o uso do celular ao volante, que antes tinha uma multa de R$ 85,13 e agora passou a custar R$ 293,47.

Veja também:  Toyota Corolla - Características do carro

Alex Castro



Um comentário em “Aplicativo do Denatran dará Desconto em Multas

  1. Olha que otimo
    …o quartel de multas ta equipado…vamos todos correr,porque
    O aumento das multas ja chegou,talves da tempo. Os estudantes deviam ocupar o palarmento, esta cheio de deso-culpado la rsraraa

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.