Cartão de Estacionamento para Idoso em Porto Alegre – Como Funciona

Entenda aqui como funciona o Cartão de Estacionamento para Idoso em Porto Alegre (RS).

Se você tem 60 anos ou mais e mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, talvez você ainda não saiba, mas você pode encaminhar o seu cartão para estacionamento preferencial para idoso na cidade.

A medida, que busca sanar as constantes dores de cabeça dos idosos na hora de achar um lugar para estacionar, garante os direitos dos mesmos e autoriza os que estão nessa faixa etária a estacionarem em vagas exclusivas para eles. Os privilégios são válidos tanto para vias públicas como para logradouros, sendo que esses são aprovados pela legislação, conforme informações que constam na lei 10.741, do ano de 2003, relacionado ao Estatuto do Idoso.

Sendo assim, quem morar em Porto Alegre e não sabe aonde ir na hora de encaminhar a sua carteirinha, nós temos a dica para você. Para quem tiver idade entre 60 e 64 anos, o endereço para confecção desse documento é o seguinte: Rua Uruguai, número 45. O telefone para mais informações é o (51) 3289-4472. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Os requisitos para encaminhar o passaporte, além de ter residência fixa na cidade, também cercam a renda do interessado, precisando essa ser de, no máximo, 3 salários mínimos nacionais. Sendo assim, logo que o idoso fizer a declaração do imposto de renda, ele deverá trazer e apresentar o recibo e as folhas da declaração para verificação e validação da renda pessoal. Os documentos necessários na hora do encaminhamento da carteira são os seguintes: comprovante de residência, comprovante de renda, CPF e Identidade original (RG). A atualização máxima deve ser de 90 dias.

Para quem tiver mais de 65 anos, os documentos necessários são somente o RG e CPF original. O endereço e horário de atendimento é o mesmo já citado anteriormente.

Cadastro para utilização da Área Azul

É importante ressaltar ainda que, para cadastramento do idoso para estacionamento em locais considerados Área Azul, é preciso que o futuro beneficiado compareça ao setor de Atendimento ao Cidadão, localizado na Empresa Pública de Transporte e Circulação, a EPTC, localizada na Avenida Érico Veríssimo, número 100, no horário das 8h30 às 17h, sempre de segunda a sexta-feira. O idoso deve trazer os seguintes documentos: comprovante de residência em Porto Alegre e documento original de identificação.

O cadastro dele é feito na hora, por meio de emissão de documento, que precisa ser pago em alguma rede bancária conveniada. Porém, se faz fundamental saber que essa credencial não isenta o idoso de pagamento da Área Azul e outros.

Estacionamento para Idoso

Kellen Kunz

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

  1. Como faço para emissão do boleto para pagamento de taxa para obtenção do cartão para estacionamento de IDOSO ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *