Volkswagen deve fazer acordo de Recompra dos Carros a Diesel

  

Acordo deve atingir cerca de 500 mil proprietários de carros a Diesel e se deve ao caso de fraude na emissão de poluentes.

A Volkswagen (VW) pretende fazer um acordo com pelo menos 500 mil proprietários de carros a diesel nos Estados Unidos. O tratado, que deve ser anunciado pela empresa nesta terça-feira, dia 28, em Washington, irá incluir 10 bilhões de dólares como uma oferta de recompra de veículos da marca. Conforme o acordo previsto, os donos dos veículos prejudicados poderão escolher entre o reparo, que acarretará no aumento do consumo de combustível e menor aceleração do carro ou a venda deste para a fábrica.

Além disso, serão utilizados aproximadamente 5 bilhões em fundos de poluentes para agências governamentais de proteção ambiental e em tecnologias antipoluentes, compensando assim a emissão de diesel em quantidades grandes e como forma de aumentar a fabricação de carros com emissão zero.

Veja também:  Novo Honda Fit 2018 - Novidades da Versão Brasileira

Sendo assim, um total de 15 bilhões de dólares será utilizado para melhorar a imagem da empresa que ficou prejudicada após o escândalo que veio a tona em setembro de 2015, quando autoridades dos EUA denunciaram irregularidades e afirmaram que a organização manipulava o software dos veículos que possuíam motores a diesel, falsificando assim os valores das emissões de poluentes destes. Logo que comercializados, porém, os carros emitiam 40 vezes mais gases do que no momento do teste.

Já em abril deste ano, a agência de notícias Reuters divulgou que a VW teria fechado um acordo com as autoridades, estimando os gastos em US$ 10 bilhões para ressarcimento dos danos.

Veja também:  Hyundai HB20 - Especificações e Ficha Técnica



Apesar de a Volkswagen e a agência de proteção ambiental dos EUA não comentarem o fato, o escândalo levou a inúmeros processos judiciais americanos, podendo-se citar inclusive ações movidas pelos clientes que adquiriram um veículo da marca.

Além deste, há outros processos que foram movidos pelos consumidores para a marca no país, destacando-se a abertura de uma ação em janeiro de 2016 devido ao descumprimento de leis relacionadas ao meio ambiente em âmbito federal. Ao que consta, por esta a Volkswagen terá que desembolsar US$ 48 bilhões. Ainda, em março, o órgão de defesa dos consumidores apontou propaganda enganosa com a mensagem referente ao “diesel limpo”.

Além de afetar os veículos nos Estados Unidos, pelo menos 17.057 unidades da Amarok no Brasil também estão envolvidas no caso envolvendo os poluentes.

Veja também:  Carros que Mais Consomem Combustível - Lista do Inmetro 2017

Kellen Kunz






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.