Clássicos que merecem versões atuais

  

Carros que marcaram a história do país e merecem um lugar especial no coração de cada brasileiro

Volkswagen SP2

No fim da década de 60, precisamente durante o ano de 1969, a Volkswagen brasileira decidiu inovar ao lançar um modelo esportivo totalmente brasileiro. Foi então iniciado o “Projeto X”.

A carroceria do automóvel foi inspirada no modelo europeu VW 412 Type 4, assim como outros modelos da marca no Brasil. O primeiro protótipo foi apresentado durante a Feira da Indústria Alemã, no ano de 1971. No entanto, o modelo só foi lançado oficialmente no mercado em meados de 1972, tendo em seu nome a sigla “SP” em homenagem ao Estado de São Paulo.

Veja também:  Chevrolet Cruze - Versões, Características

O VW SP2 tinha um visual moderno para a época, tendo bancos de couro como itens de série. Além disso, o modelo possuía um motor 1.7 de 75 cv de potência.

O modelo foi um sucesso de vendas no Brasil, fator que impulsionou sua exportação para diferentes países do continente africano e América Latina. Infelizmente, o modelo deixou de ser fabricado após quatro anos de seu lançamento.

Gurgel BR-800

A extinta Gurgel Motores S.A sempre almejou criar modelos compactos e econômicos, sendo o principal: Gurgel BR-800. Infelizmente, o BR-800 estava à frente do seu tempo e teve sua produção interrompida após três anos.

Caso o modelo fosse lançado nos dias atuais – com as devidas melhorias e uso da tecnologia moderna – seria um grande sucesso, já que o mercado está voltado para os modelos compactos e econômicos.

Veja também:  Honda HR-V Black Edition - Lançamento e Novidades da Série Especial



Volkswagen Karmann Ghia

O VW Karmann Ghia foi produzido durante 20 anos no continente europeu (1955-1975), tornando-se um ícone de status durante esse período. O esportivo contava com carroceria fabricada a mão, o que refletia em seu valor final.

O modelo chegou ao Brasil em 1962, e contava com motor de 1200cc de 36 cv de potência. Já em 1967, o modelo recebeu nova motorização de 1200cc e 44 cv de potência, que alcançava a velocidade máxima de 185 km/h em poucos segundos. Infelizmente, o modelo teve sua produção encerrada em território nacional no ano de 1972.

O Karmann Ghia é um dos clássicos de maior sucesso do Brasil, e pode ser encontrado por valores que chegam a R$ 115.000. Uma nova versão do modelo agradaria muitos brasileiros.

Veja também:  Chevrolet Camaro SS Conversível - Especificações, Preço

Chevrolet Opala

É praticamente impossível que um brasileiro não conheça o Opala, um dos modelos mais importantes do Brasil. O modelo foi fabricado em 1968 e contava com motor 4.1 de 171 cv de potência, além de design bastante envolvente. O automóvel foi fabricado até 1992 e ganhou diversas versões.

Por Wendel George Peripato






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.