Modelos SUV – Sucesso de vendas no Brasil e na China


Existem várias formas de se definir o sucesso de vendas de um certo modelo de automóvel, mas nada melhor do que os números. Na China atualmente os modelos chamados SUV figuram e muito bem nessa categoria. Para se ter uma ideia, naquele país, um em cada quatro veículos é um SUV.

No ano passado foram 24,6 milhões de carros comerciais e de passeio que conseguiram ser emplacados naquele que atualmente ocupa a posição de maior mercado automotivo do planeta. Deste total, 6,3 milhões são da categoria utilitálirio-esporte. As informações são do Gasgoo, site chinês.

Agora quando o assunto são os mais vendidos parece que nenhum desbanca o VW Tiguan e Haval H6 na China. Juntos esses dois modelos chegaram a emplacar no país mais de 600 mil unidades apenas em 2015. Isso representa cerca de 1/4 do volume total que seria correspondente ao mercado brasileiro.

Veja também:  Honda CR-V 2017 - Avaliação, Preço e Novidades

Olhando assim pode parecer pouco, entretanto, com um pouco mais de atenção vamos perceber que estamos tratando aqui de um fatia incrível de 25,6%. Só para podermos comparar melhor, aqui no Brasil onde os SUVs são outra febre a nossa fatia de marcado é de “apenas “ 14,28% do número total de carros que foram vendidos em 2015.

Esse crescimento significativo que pode ser visto através dos números apontados já pode também ser analisado visualmente nas ruas do país asiático.





No último Salão de Pequim 2016 a presença desse tipo de veículo se sobressaiu sobre qualquer outro. Nas principais cidades da China como Pequim e Chongqing a presença de um SUV em cada esquina é algo impossível de não ser notado por qualquer visitante atento a este assunto.

Veja também:  Comparativo Volvo XC90 x Audi Q7 - Qual é Melhor?

Já as razões para o relativo crescimento não estão tão distantes daquelas que puderam ser percebidas no Brasil. Características específicas como robustez e porte que acabam conferindo ao carro mais status, a posição elevada que faz com que o motorista tenha mais conforto além das dimensões do carro são alguns dos motivos que fizeram com que as vendas alavancassem.

Há outros fatores que entram nessa lista também. Entre eles estão os filhos, esse fato pode justificar a questão dos chineses preferirem os SUVs maiores do que o segmento que faz sucesso no Brasil: o dos compactos.

Por Denisson Soares



Anuncie seu carro no Carro Bonito. Mais de 1 milhão de visualizações mensais. Grátis por tempo limitado. Condições especiais para lojistas.