IPVA SP 2016 – Calendário de Pagamento e Tabela dos Valores Venais

Governo de São Paulo divulga Calendário e Valores Venais dos Veículos para o IPVA 2016.

Foi divulgada pelo Governo do Estado de São Paulo, no último dia 28 de novembro, a tabela com os valores venais dos veículos para que os proprietários de veículos automotores possam realizar o cálculo relativo ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O governo estadual disponibilizou o endereço eletrônico www.imprensaoficial.com.br para que os motoristas possam fazer as consultas, sendo que para realiza-las é necessária a utilização de dados que constam no documento do respectivo veículo a ser consultado.

O imposto neste ano de 2016, no estado de São Paulo, terá uma média de redução de 3,3% e a cobrança do imposto iniciará no dia 11 de janeiro e segue conforme o calendário definido pelo governo.

Segundo dados obtidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), dados estes obtidos através dos valores de mercado referentes ao mês de setembro de 2015, foi constatado um decréscimo nos preços de comercializações de caminhões usados, que representam recuo de 3,76%, já os automóveis e os utilitários também tiveram reduções, sendo que respectivamente foi verificado um recuo de 3,4% e 3,28%.

Como já há definição do calendário, os contribuintes que quiserem quitar o imposto em cota única no mês de janeiro poderão fazê-lo com desconto de 3%. Já aqueles que preferirem poderão fazer o parcelamento do tributo em até três parcelas, sendo que estas terão vencimento nos meses de janeiro, fevereiro e março, conforme o número do final da placa de cada veículo.

Os contribuintes que não puderem quitar o valor integral do imposto no mês de janeiro irão ter a opção de quitá-lo integramente também no mês de fevereiro, contudo, sem o desconto de 3%.

Leia também:  Salão do Automóvel de SP - GM apresenta Réplica do Robô do Filme Transfomers

A taxa relativa ao seguro obrigatório DPVAT deve ser paga integralmente junto com a primeira parcela do IPVA ou junto com a cota única. Vale salientar que o parcelamento do seguro obrigatório só será disponibilizado para os proprietários de motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus, sendo que do mesmo modo as parcelas deverão ser recolhidas conforme o calendário de vencimento do IPVA.

Veja abaixo a tabela com o calendário de pagamento do IPVA 2016 para o estado de São Paulo:

Por Adriano Oliveira

Outros Conteúdos Interessantes

24 Comments

  1. Tenho q pagar meu ipva agora no mes de abril, tenho o mês todo para pagar ou tem um dia específico para efetuar o pagamento?

  2. Parcelei o pagamento de IPVA em 03 parcelas, paguei a 1ª parcela, logo após o carro foi roubado, como devo proceder com as parcelas seguintes terei que pagar ou não ?

  3. Eu não paguei no dia 18 de janeiro a parcela do ipva e nem a cota uúnica, eu posso estar pagando em ffevereiro a cota única? E até a data do vvencimento eu posso estar circulando normal com o carro

  4. O meu ipva já chegou e no momento tô sem grana para pagar parcelado,e o final da placa é 4 posso pagar tudo no mês 3 ??

  5. Pague o IPVA e DPVAT na data correta, a multa é elevadíssima. No caso de não pagamento total, há incidência de multa e o valor do IPVA dobra. Isso mesmo dobra o valor além da multa.Exemplo: IPVA sem pagamento em 2015 no valor de 595,68: principal 595,68+juros 69,58+multa de mora 595,68 + juros de mora da multa 69,58.
    TOTAL 1330,52 – fora DPVAT, multas, licenciamento. É dói mesmo!

  6. confundi o dia do pagamento, como devo proceder pois infelizmente vou ter que pagar atrasado, nao posso pagar parcelado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *