Nissan Leaf será Fabricado no Rio de Janeiro


Montadora inicia a importação do modelo para o Brasil e espera fabricá-lo no Brasil em até cinco anos.

Parece mesmo que os carros elétricos estão chegando de vez ao Brasil. Depois de o governo federal ter decidido reduzir as taxas para carros elétricos e híbridos, chegou a hora de dar mais um passo na diminuição do custo desses veículos. A Nissan confirmou o início das importações do Leaf, seu modelo elétrico e pretende fabricá-lo no Brasil em até cinco anos.

No ano que vem, o carro japonês fará parte da linha da montadora, tendo como principal vantagem a versão atualizada da autonomia: o modelo anterior suportava apenas 150 km, enquanto o novo, lançado recentemente no Salão de Tóquio, chega a 270km com apenas uma carga. Além do ganho na bateria, o elétrico apresentado no Japão recebeu ainda um novo modelo de freio dianteiro de emergência, que evita colisões, além de um sensor que avisa mudanças inesperadas de faixa, o Lane Departure Warning.

Veja também:  Novos Preços do Hyundai HB20, HB20S e HB20X em 2017

Mas mesmo com a diminuição do custo da importação e produção, ainda existem alguns desafios pela frente antes de os carros elétricos entrarem de vez nas ruas: é o abastecimento. Para fugir deste problema, a Nissan já tem um acordo assinado com a BR Distribuidora, da Petrobras, no qual exige a instalação dos chamados quick chargers ou estações de carga rápida em cada posto de combustível da marca.





Outro desafio pela frente será o treinamento dos próprio funcionários envolvidos no processo de montagem do carro. Como a tecnologia do Nissan Leaf é muito diferente daquela aplicada em motores de combustão, os profissionais terão de se acostumar e se adaptar aos novos conceitos. “O primeiro Leaf produzido aqui deve sair da fábrica de Resende (RJ) em 2017, porém, a nacionalização total será só em 2020”, disse o diretor de comunicação da empresa, João Veloso Jr., em entrevista à Quatro Rodas.

Veja também:  Novo Jeep Compass 2017 é sucesso de Vendas no Brasil

Até lá, fica a espera e a expectativa para que esses modelos tomem as ruas e ajudem a cuidar não só do meio ambiente, mas também da economia.

Vinícius Oliveira



Anuncie seu carro no Carro Bonito. Mais de 1 milhão de visualizações mensais. Grátis por tempo limitado. Condições especiais para lojistas.

  • Mitto

    Estou ansioso para que chegue essa revolução logo. Precisamos fazer algo pelo nosso planeta.