Aumento no Preço do Etanol após Alta da Gasolina




Preço do Etanol sobe 7% nas Usinas de São Paulo.

Na noite da última terça-feira (dia 29) foi anunciada a alta de 6% no preço da gasolina nas refinarias do país. O repasse já foi feito aos consumidores e já pressionaram, nas usinas de São Paulo, o valor do etanol hidratado. Ao final do dia, as usinas fecharam com uma alta de 7,05%. Os dados foram divulgados pelo Cepea/USP (Centro de estudos Avançados em Economia Aplicada).

O combustível renovável foi negociado na última quarta-feira (dia 30) em uma média de R$ 1,3895 por litro. A alta da semana já chega a 12,7% ou 0,157 o litro no acumulado somente desta semana. Os dados são do indicador diário.

Veja também:  Recall Volvo V60, XC40, XC60, SC90 e S90

O Cepea afirma que como o preço do etanol é 70% mais baixo do que o da gasolina nas bombas pelo país, o aumento do combustível derivado do petróleo acabou levando um aumento do álcool, mesmo sendo este derivado da cana-de -açúcar.

Outro fator que alavancou o aumento no preço do etanol foi o período de chuvas no Centro-Sul do país, que acabaram interrompendo a colheita da cana e prejudicaram a fabricação do álcool nas regiões mais tradicionais, o que limitou sua oferta no mercado, levando ao aumento no preço.

Na última terça feira (dia 29), houve o anúncio feito pela Petrobrás, que anunciou o reajuste nos preços de venda de combustíveis como o diesel e a gasolina em suas refinarias. O aumento da gasolina ficou definido em 6% e o do diesel em 4%. Os valores já passaram a valer no dia seguinte ao anúncio, na quarta-feira (dia 30).

Veja também:  Toyota Yaris 2019 - Resultado do Teste de Segurança da Global NCAP

Em novembro do ano passado, a Petrobrás já tinha aumentado o preço de venda nas refinarias desses mesmos combustíveis, na época, o aumento foi de 3% para a gasolina e 5% para o diesel. Em janeiro deste ano, a tributação sobre esses combustíveis também aumentou,  respeitando o decreto presidencial de número 8.395, que foi publicado no Diário Oficial da União.

Rodrigo Silva

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.