Latin NCAP retira três estrelas do Teste de Segurança do Renault Clio devido ao veículo não possuir airbag em seu modelo básico na Colômbia.
O veículo Renault Clio perdeu três estrelas no quesito segurança e com esta perda de estrelas o carro ficou com o conceito zero estrela no quesito proteção para adultos. Essa mensuração foi feita pelo Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina e Caribe (Latin NCAP).
Essa medida foi tomada após o os membros deste programa terem feito a constatação de que o veículo Renault Clio que é comercializado na Colômbia não possui sequer airbags na sua versão mais básica.
Aqui no Brasil não temos mais este tipo de problema, uma vez que o Governo Federal já resolveu o assunto com a publicação de uma legislação em que prevê o airbag como um item de segurança obrigatório e que deve vir de fábrica em todos os veículos comercializados no país.
Essa notícia para os consumidores brasileiros não terá muito impacto, mas o que irá mudar é fato de que a empresa, mesmo aqui no Brasil, não poderá mais fazer anúncios constando que o Clio é um veículo que obteve as três estrelas nas avaliações do Latin NCAP.
Essa não foi a primeira vez que o Clio obteve nota zero estrela, no ano de 2013 ele também obteve este mesmo conceito, pois lançou uma versão sem nenhum airbag para os ocupantes. Todavia, após a divulgação dos testes de colisão, a Renault, fabricante do Clio, se comprometeu a realizar modificações nos veículos que seriam comercializados, fazendo a inserção de airbags para os motoristas e seus acompanhantes na parte da frente, na época a empresa divulgou que este seria o padrão para os veículos comercializados na América Latina, sendo que por este motivo o veículo foi novamente avaliado pelo Latin NCAP e conseguiu reaver as suas três estrelas.
Agora, do mesmo modo como foi feito no ano de 2013, a Renault, após tomar conhecimento do rebaixamento que foi feito com relação ao modelo do Clio que estava sendo comercializado na Colômbia sem airbags, a empresa, através de uma nota oficial, se comprometeu a fazer a inclusão dos airbags de motoristas e acompanhante, a partir do mês de fevereiro do ano de 2016.
O certo é que, por enquanto, até a regularização desta situação desagradável, o Renault Clio ficará com a classificação zero estrelas no quesito proteção dos ocupantes adultos em toda a América Latina.
Por Adriano Oliveira