Cinto de Segurança no Banco Traseiro – Qual a Importância





Uso do cinto de segurança no banco traseiro é obrigatório e pode evitar tragédias.

As últimas notícias badaladas da internet, acerca da morte do cantor Cristiano Araújo e sua namorada, trouxeram novamente à tona uma preocupação que deveria ser constante no nosso dia a dia: o uso do cinto de segurança no banco traseiro.

Os especialistas em trânsito afirmam o que todos já imaginávamos, andar no banco traseiro é mais seguro que andar no banco da frente, mas se o passageiro estiver sem o cinto, o risco é redobrado: além de colocar sua própria vida em risco, ele estará colocando a vida do motorista e do carona da frente também em perigo.

Veja também:  Novo Recall do Volkswagen Jetta, Golf e Tiguan



O que acontece é que quando ocorre um impacto, os passageiros do banco de trás são projetados com força para o banco da frente, podendo machucar gravemente e até matar os ocupantes do banco dianteiro. Além disso, dependendo do impacto há o risco dos ocupantes do banco traseiro serem lançados para fora do veículo, o que na maioria das vezes provoca a morte certa.

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) realizou uma pesquisa em que mostra que o uso de cinto de segurança no banco da frente pode reduzir o risco de morte em até 45% e o seu uso no banco de trás reduz o risco em até 75%.

Veja também:  Honda Pilot - Novo SUV tem Registro no INPI

O problema é que a maioria dos brasileiros não possui o hábito de usar o cinto quando estão no banco de trás. Segundo o IBGE, 79,4% dos usuários usam regularmente o cinto quando viajam no banco da frente, mas esse número cai para 50% quando o passageiro está no banco de trás.

É importante criar um hábito do uso do cinto também no banco de trás, com fiscalização mais acirrada nas blitz pela cidade, para que acidentes fatais pela falta do uso no banco traseiro, como o que vitimou o cantor Cristiano Araújo e sua namorada, cada dia mais sejam eliminados das estatísticas de trânsito. O uso do cinto de segurança também no banco traseiro é indispensável para a segurança de todos os integrantes do veículo.

Veja também:  Mercedes AMG C63 2020 - Novidades da Nova Geração

Por Patrícia Generoso



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.