Carro ganha novo visual e recebe Novo Controle Eletrônico de Estabilidade, além de Novo Sistema de Multimídia.
Foi mostrado oficialmente, nesta última quinta-feira, dia 18 de junho de 2015, no Salão de Buenos Aires, a novíssima linha do Ford Focus, a qual irá começar a ser comercializada aqui no Brasil a partir do mês de agosto. Este hatch médio, além de ganhar um visual renovado, ganhou novas tecnologias, tais como novo controle eletrônico de estabilidade e atualizações no seu sistema de multimídia.
Ao que tudo indica, no Focus sedã as mudanças devem ser bem parecidas, contudo, este modelo sedã só será apresentado em outra oportunidade, a qual ainda não foi divulgada, mas chegará às concessionárias brasileiras junto com o seu irmão de carroceria menor.
No design, as mudanças foram concentradas na parte frontal, pois com as modificações a grade dianteira ficou muito semelhante à de outros modelos que já são utilizados na linha, sendo que o objetivo da empresa nessa mudança foi o de padronizar a sua linha global. Os faróis, além de terem sido mais afilados, acabaram ganhando uma nova tecnologia de luzes diurnas em LED.
As mudanças na parte traseira foram bem sutis ou quase que insignificante, tendo em vista que a única mudança que houve foi o remodelamento do desenho das lanternas.
A Ford já fez a confirmação de que este veículo irá chegar ao mercado brasileiro com um novo sistema de estacionamento autônomo evoluído, o qual será capaz de estacionar o carro em vagas perpendiculares e paralelas, essa é sim uma grande inovação, tendo em vista que com o atual sistema de estacionamento que está presente nas versões anteriores só permite ao condutor fazer balizas.
Outras novidades que irão agradar bastante aos consumidores serão com relação às modificações que foram feitas pela fabricante, a fim de fazer com que este carro fique ainda mais silencioso e econômico.
Já com relação ao conjunto mecânico, a linha 2016 ainda seguirá equipada com o mesmo conjunto que é utilizado atualmente, que é um propulsor 1.6 de 135cv ou a opção 2.0 de 178cv. Os câmbios ofertados também serão os mesmos, ou seja, o de cinco marchas manual e o automático composto por dupla embreagem e dotado de seis marchas.

Por Adriano Oliveira