Renault Kwid – Novo Carro Substituto do Clio é Apresentado na Índia


Renault apresenta seu novo carro Kwid. Modelo irá substituir o Clio no Brasil.

Na noite da última quarta-feira, dia 21 de maio, a Renault apresentou o seu novo modelo Kwid. O novo veículo crossover foi apresentado em um evento na cidade de Chennai (Índia), local onde o carro foi desenvolvido e irá estrear primeiro.

É importante salientar que apesar do carro estar sendo vendido primeiramente na Índia, ele tem uma enorme importância para o Brasil, uma vez que irá substituir o Clio em nossa terrinha. Em nosso país, o crossover deverá ser produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e sua venda deve começar no primeiro semestre do próximo ano. Vale lembrar que a montadora ainda não informou se irá manter ou não o nome do veículo no território nacional.

O novo carro virá equipado com um motor 1.0 de 3 cilindros, o mesmo que já é utilizando no Nissan March e no Nissan Versa, só que recalibrado. Além disso, o crossover terá apenas versões com câmbio manual de 5 marchas.

Veja também:  Recall do Ford Focus 1.6 Hatch 2015 e 2016

Com relação ao desenvolvimento do veículo, ele utiliza a plataforma CMF, que foi produzida através da aliança entre Renault e Nissan. Esta mesma plataforma já foi utilizada no Nissan Qashqai, no Nissan X-Trail, no Renault Espace (que é vendido na Europa) e também no Datsun Redi-Go. Vale lembrar que a parceria entre Renault e Nissan para a produção de veículos foi uma maneira encontrada pelas montadoras para reduzir cerca de 40% do custo de produção dos novos veículos. Outro detalhe importante de se mencionar é que a Renault prometeu que oferecerá versões básicas deste carro por preços a partir de R$ 30 mil.





Ao produzir o Kwid em nosso país, a Renault se afasta cada vez mais dos carros desenvolvidos pela matriz francesa. Vale lembrar que atualmente o Logan, o Sandero e a Duster foram desenvolvidas pela empresa Dacia (da Romênia). Já a Duster Oroch e Sandero RS eram para ter desembarcado em nosso país, porém, isso não aconteceu.

Veja também:  Calendário Fórmula 1 2017

Falando agora um pouco sobre o novo carro, ele é bastante diferente da versão conceitual. Para falar a verdade, se compararmos as duas versões ficamos até um pouco decepcionados, pois a versão de produção tem traços bem mais simples. Na parte frontal do carro, o veículo lembra bastante o Duster (com grade e faróis integrados) e o Sandero (pelo conjunto óptico e para-choque). Já na parte traseira, o carro tem linhas bastante harmoniosas e arredondadas. Um ponto importante de se citar é que é esperado que a versão brasileira do carro também sofra algumas modificações pontuais, para se adaptar às demandas do consumidor local.

Por fim, falando agora sobre o seu tamanho, o Renault Kwid tem 3,68m de comprimento e 1,58m de largura, um carro bastante pequeno se formos considerar que ele é um crossover. Se compararmos com o Clio, ele consegue ser ainda menor, já que o mais antigo conta com 3,81m de comprimento e 1,64m de largura. Já se compararmos com o Sandero a diferença é ainda maior, já que este conta com 4,06m de comprimento e 1,73m de largura.

Veja também:  Dicas para Comprar Carro Mais Barato em Leilão



Anuncie seu carro no Carro Bonito. Mais de 1 milhão de visualizações mensais. Grátis por tempo limitado. Condições especiais para lojistas.