Fim do Celta e Polo – Chevrolet e VW devem encerrar a Produção dos Modelos

  

Aposentadoria do Chevrolet Celta e Volkswagen Polo é dada como certa. Produção dos carros já teria se encerrado.

Depois de vários anos entre os carros mais vendidos no Brasil, parece que finalmente o Chevrolet Celta e o Volkswagen Polo serão aposentados. As especulações sobre o encerramento da produção destes veículos já circulam há anos, porém, desta vez parece que realmente irão se concretizar.

O Chevrolet Celta foi lançado no Brasil no ano 2000 e com o passar o tempo deixou de encantar os consumidores, que encontraram na concorrência veículos mais modernos e equipados. Com a queda nas vendas cada vez maior, é esperado que a General Motors encerre a produção do veículo ainda este mês. Uma prova que isso realmente esta para acontecer é que recentemente a montadora enviou um comunicado às locadoras e empresas de terceirização de frota informando que não aceitará mais encomendas do carro. Não bastasse isso, os pedidos de peças do carro para os fornecedores também foram reduzidos.

A cada mês que passa, as vendas do Celta caem cada vez mais. No último mês (abril), o veículo vendeu apenas 3.346 unidades e ficou apenas no 19º lugar entre os modelos mais vendidos no Brasil. Mesmo com esta queda nas vendas e o indício de seu encerramento, as concessionárias da Chevrolet ainda afirmam que a produção do veículo irá continuar e que ainda existem várias unidades disponíveis no pátio das fábricas.

Veja também:  Volkswagen Voyage 2018 - Versões, Preços

Para aqueles que não sabem, atualmente o Chevrolet Celta é fabricado na cidade de Gravataí (RS), no mesmo local onde são produzidos o Onix e o Prisma. Atualmente o Celta é oferecido apenas na versão LS, que custa R$ 35 mil e vem equipado com direção hidráulica, ar condicionado e trio elétrico. Vale lembrar que o carro utiliza um motor 1.0 Flex de 8 Válvulas, que fornece até 78 cv de potência.

Quanto ao substituto do Celta, ainda não há uma definição. Algumas especulações dão conta de que seria uma versão mais simples do Onix, já outras afirmam que o substituto será o resultado do Projeto Âmbar, que deve criar um novo compacto derivado do novo Chevrolet Spark. Acredita-se que o resultado deste projeto será apresentado no segundo semestre do próximo ano.

Veja também:  Calendário IPVA SP 2018

Já com relação ao Volkswagen Polo, ainda há divergências quanto ao mês de encerramento de sua produção. Algumas pessoas dizem que o veículo parou de ser fabricado em dezembro do ano passado, outros falam que isso aconteceu somente em março deste ano. O fato é que parece que o carro realmente já parou de ser produzido. Um indício disso é a sua retirada da área "Monte Seu Carro" no site da montadora.




O Volkswagen Polo foi lançado no Brasil no ano de 2002 e era considerado um veículo com chassi bastante avançado para a sua época. Entre as novidades que vieram com o carro estava a utilização de solda à laser, que permitia que o carro fosse montado com mais precisão. Em seu console e no painel, o Polo também tinha duas vigas de metal que aumentavam a sua rigidez torcional, deixando-o tão seguro quanto o Passat Alemão produzido na mesma época.

Veja também:  Fiat Palio 2018 - Ficha Técnica, Características

O carro também possuía um ótimo acabamento interno e tinha uma série de itens que mostravam toda a preocupação da Volkswagen com a comodidade dos usuários. Um exemplo que podemos citar disso é a presença de molas a gás para deixar o capô aberto.

O Polo também tinha o seus inconfundíveis faróis redondos e vinha equipado com o potente motor 1.6 ou 2.0, que tornava o carro bastante gostoso de dirigir.

Porém, com o tempo o Volkswagen foi deixando de lado o Polo e com isso o modelo foi ultrapassado pelos seus concorrentes, que passaram a oferecer mais tecnologia e um design muito mais moderno aos consumidores. Vale lembrar que lá fora a montadora chegou a vender a 5ª geração do Polo, porém, no Brasil as coisas estacionaram apenas na 4ª geração, sendo que o modelo recebeu alguns retoques estéticos em 2006 e 2011.

A retirada do Volkswagen Polo do mercado foi bastante silenciosa e aconteceu e uma época onde o carro já não figurava mais nem entre os 50 modelos mais vendidos no Brasil. Por aqui ele deixa como herança parte da plataforma do Gol e Fox atuais.






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.