Audi cria Novo Combustível Ecológico usando Água e Ar

  

Novo Combustível Ecológico possui eficiência energética superior ao Diesel Comum e a Gasolina.

Nesta semana, a montadora Audi informou que pode ter criado o "combustível do futuro", isso porque ele é produzido a partir de água, dióxido de carbono e fontes renováveis de energia. O combustível está sendo chamado de "e-diesel" e ao contrário de seu irmão diesel, ele não contém enxofre ou outros poluentes. Não bastasse isso, é importante citar que o novo combustível possui uma eficiência energética de 70%.

Este novo combustível foi criado através de uma parceria entre a Audi e a empresa alemã Sunfire, que busca criar novas tecnologias limpas para serem utilizadas nos carros da montadora.

Veja também:  Ford Ranger 2018 - Novas Versões a Diesel e Preço

O novo combustível é criado através do aquecimento de uma quantidade de água à cerca de 800 ºC, que gera um processo de eletrólise onde o oxigênio é separado do hidrogênio. Para aqueles que não sabem, eletrólise é um processo químico que transforma energia elétrica em química.

A partir deste processo, o hidrogênio criado reage com o CO2 em reatores criados especificamente para a síntese de produtos químicos. Vale lembrar que esta reação acontece novamente em alta pressão e temperatura.

O produto desta reação entre CO2 e Hidrogênio é um líquido composto por hidrocarbonetos de longas cadeias conhecido como "azul cru".




Após a criação deste combustível sintético, ele pode ser misturado ao diesel ou ser usado de forma independente como combustível.

Veja também:  Chevrolet Cobalt 2018 - Preços das Versões, Especificações

Segundo a Sunfire, o preço de mercado deste diesel sintético deve variar entre 1 e 1,5 euro por litro (cerca de R$ 4,7). Este valor é apenas um pouco mais caro do que o diesel comum vendido na Europa. Apesar de ser mais caro, o produto possui uma eficiência energética muito maior que o diesel comum (que possui uma eficiência energética de 45%) e que a gasolina (que possui uma eficiência de 20%).

Um detalhe importante de se citar é que todo o processo para a produção do combustível é ecologicamente correto. Isso porque a eletricidade usada para aquecer a água é gerada através de turbinas eólicas. Já o CO2 utilizado na reação é capturado diretamente do ambiente, retirando do ambiente parte deste gás causador do efeito estufa.

Veja também:  Nova Shell V-Power - Diferenças na Nova Gasolina Aditivada da Shell

Confira no vídeo abaixo todo o processo de produção deste novo combustível:






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.