Diferença de um carro aspirado e um turbo alimentado?

  

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre modelos de carro aspirados e com turbo alimentado.

Quando lemos alguma matéria a respeito de veículos, é muito comum deparamos com as designações: motor tubo alimentado ou motor aspirado. Contudo, nem todas as pessoas sabem quais são as diferenças básicas que existem entre um modelo e outro, foi pensando nisso será breve explicação a respeito deste assunto a seguir.

 Primeiramente vamos falar sobre o motor turbo, em que princípio básico do seu funcionamento é o aproveitamento dos gases oriundos da saída do escapamento do motor para que assim seja feito o giro de um eixo que possui uma hélice na sua outra extremidade a qual tem a função de comprimir o ar advindo da atmosfera e mandar para a entrada de saída de ar do motor, para que dessa maneira o carro não necessite mais aspirar o ar, porque quando o motor é acelerado é gerada uma pressão nos cilindros oriunda da turbina o que os deixa cheio de ar e combustível consequentemente aumentando a potência do motor, ou seja, o aumento de potência nos carros turbinados está diretamente ligado com a pressão que é gerada pela turbina.

Veja também:  Nissan Kicks 2018 - Ficha Técnica, Características

Para quem deseja dobrar a potência do motor do seu carro, turbina-lo é uma das maneiras mais baratas para conseguir esse objetivo, uma vez que basta fazer a instalação de um kit turbo.Já o motor aspirado é aquele que não é sobre alimentado por turbinas ou compressores do tipo mecânico, ou seja, é o sistema no qual o próprio motor faz todo o trabalho de puxar a mistura ar/combustível para os cilindros. Para conseguir aumentar a potência nesse tipo de motor o método mais utilizado é a realização do aumento da cilindrada do motor, o que é um processo muito mais caro do que o de turbinar, por isso fica limitado apenas para competidores devido o seu custo benefício ou aos carros de alto padrão que já vêm com este tipo de sistema de fábrica.

Veja também:  Toyota RAV4 2018 - Características, Especificações



Então, basicamente estas são as diferenças, esperamos que as principais curiosidades a respeito do assunto foram sanadas através desta explicação pelo menos para saber discernir um tipo de motor do outro.  

Por Adriano Oliveira






2 comentários em “Diferença de um carro aspirado e um turbo alimentado?

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.