Toyota lança sistema de segurança anti-colisão



O sistema conta com uma câmera que atua ao lado de um radar a laser e detecta o risco de colisão.

A Toyota vem investindo cada vez mais em tecnologia, para deixar seus veículos equipados para atender um público cada vez mais exigente. E a tecnologia deve proporcionar não só conforto, mas principalmente segurança! E é isto que a Toyota mostra com seu sistema de segurança anti-colisão, utilizado no RAV4 Hybrid e também no Lexus 2016. A empresa ainda não mostrou na prática como funciona, mas um vídeo divulgado pela Toyota deixou claro como será o funcionamento do novo sistema que a princípio só estará presente somente em dois modelos da marca.

O sistema anti-colisão a Toyota é dotado de uma câmera que trabalha em conjunto com um radar a laser, sendo capaz de detectar algum risco de colisão à frente do veículo e quando isto acontece, um aviso sonoro é disparado. Mas o sistema não só alerta o motorista do risco de colisão, como também espera que ele tome alguma atitude e caso nada seja feito por parte do condutor do veículo, o próprio sistema ativa os freios automaticamente e a velocidade do veículo é reduzida para 30 km/h.

Veja também:  Volkswagen T-Cross 2019 - Lançamento, Características


No RAV4, o sistema anti-colisão recebeu o nome de Toyota Safety Sense (TSS) e será um opcional, desta forma, quem desejar um veículo que ofereça maior segurança, terá que pagar US$ 30,00 a mais. No Lexus, a ferramenta é idêntica, porém recebeu um outro nome: Lexus Safety System + (LSS+) e para este modelo o valor pago a mais será de US$ 500,00.

Mas é bom o consumidor ficar atento porque o sistema traz opcionais, por exemplo, o pacote TSS traz o TSS C e o TSS P, onde o primeiro oferece o sistema de mudança de faixa e até detector de farol alto. Já o TSS P é mais indicado para carros de médio ou grande porte, oferecendo a ferramenta Radar Cruise Control e também o Detector de Pedestres.

Veja também:  Porsche Macan 2019 - Nova Reestilização

Ambas as ferramentas não garantem 100% de segurança, mas com certeza são importantíssimas para ajudar o motorista a evitar colisões e são tendências no mercado futuro, sendo que outras empresas do setor também já trabalham neste sentido, de oferecer veículos com tecnologia que auxilie o motorista na condução do veículo.



 Por Russel



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.